As vendas de 56 planos de saúde de 12 operadoras de todo o país serão suspensas a partir de segunda-feira (dia 9), por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com o órgão regulador, a punição é decorrente de reclamações feitas pelos usuários no terceiro trimestre deste ano (queixas registradas de 1º de julho a 30 de setembro de 2019). Confira a lista.
Somados, os 56 planos atendem 1,5 milhão de beneficiários, que terão mantida a garantia à assistência regular. Isso porque a suspensão de planos impede apenas novas vendas, sem afetar os que já são usuários dos planos.
Além disso, também na segunda-feira, a agência vai liberação de comercialização de 15 planos de saúde de sete operadoras. Essas empresas sofreram suspensões em ciclos anteriores de monitoramento da qualidade de atendimento, mas melhoraram seus resultados.
O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS acompanha o desempenho do setor e atua na proteção dos beneficiários. Seguindo essa lógica, as empresas só podem voltar a comercializar os planos suspensos quando normalizarem o atendimento aos consumidores que já são seus segurados.
No site da ANS, é possível conferir quais são as operadoras com todos os planos reativados e aquelas que ainda têm alguns contratos impedidos de venda. Quem quiser registrar uma queixa contra uma operadora pode ligar para o Disque ANS: 0800-701-9656. Outra opção é acessar o portal.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!