icone de busca
iBahia Portal de notícias
BRASIL

Após furto, matemático receberá nova medalha Fields

Entrega acontecerá neste sábado, no Riocentro. Organização do evento ainda está decidindo horário

foto autor

Redação iBahia

03/08/2018 às 22:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Depois de ter tido sua medalha Fields furtada, o matemático iraniano Caucher Birkar receberá uma nova. O furto ocorreu durante a abertura do Congresso Mundial de Matemática (ICM, na sigla em inglês), iniciado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

A organização do evento ainda acertará os detalhes da entrega da nova medalha, mas confirma que Birkar a receberá neste sábado, no Riocentro. No mesmo dia que também acontece o jantar de gala do ICM.

Além das quatro medalhas entregues na quarta-feira, a organização recebeu uma "sobressalente", igual às outras mas sem seus nomes gravados, para imprevistos. A gravação do nome de Birkar na quinta láurea está sendo providenciada.

O furto teria acontecido quando o matemático Caucher Birkar, meia hora após receber a medalha, deixou o item juntamente com a carteira e um celular dentro de uma pasta colocada sobre uma mesa. Depois que o furto foi percebido, a equipe de segurança do Riocentro foi acionada.

Nesta quinta-feira, foram divulgadas imagens pela Polícia Civil do Rio que seriam do momento em que a pasta do matemático foi levada. O vídeo, feito por um cinegrafista desavisado, captura o rosto dos dois suspeitos.

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o Congresso Internacional de Matemáticos, realizado no Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio.

OURO 14 QUILATES

Considerada o "Nobel" da Matemática, a medalha Fields é toda feita de ouro 14 quilates e equivale a cerca de R$ 15 mil, segundo os responsáveis pelo congresso internacional no qual ocorre a premiação. A insígnia foi idealizada pelo escultor canadense R. Tait McKenzie.

Em um de seus lados, há a figura de Arquimedes e uma citação atribuída a ele. Do outro lado, a frase: "Matemáticos do mundo inteiro reunidos deram este prêmio por seus escritos extraordinários", em latim. Na premiação, os cientistas ganham também uma recompensa financeira de aproximadamente R$ 42 mil.

O reconhecimento da Fields é uma honraria que poucos pesquisadores do mundo têm. Este ano, quatro matemáticos foram premiados. Entre eles estava o iraniano Caucher Birkar, que teve a medalha furtada.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil