"Você é burro! Muito ou pouco: eis a questão!" Esse é a chamada do e-mail marketing denunciado ao Procon-RJ por um consumidor que se sentiu ofendido ao receber a mensagem. A Estratégia Concursos foi notificada pelo órgão a prestar esclarecimentos sobre a publicidade que pode ser considerada abusiva . A empresa tem 15 dias úteis para responder.
O consumidor disse ao Procon ter se sentido insultado pela mensagem que contem trechos como “Enquanto você ainda não se predispõe a sentar para estudar sério, fica com a impressão de que é apenas preguiçoso, desmotivado, desinteressado e outros adjetivos relacionados à falta de vontade nos estudos. Mas, quando já está conseguindo ter forças para estudar, algo ainda pior pode acontecer: você perceber que é burro!”.
Em pesquisa na internet, o Procon-RJ identificou que a mensagem faz parte de uma campanha "Semana de combate à burrice" da Estratégia Concursos .
— Entendemos que a publicidade é abusiva quando o fornecedor se excede em seu direito de anunciar seu produto.Inclusive, atentando contra atributos da personalidade do consumidor. Também consideramos abusiva, quando ofensiva e discriminatória. A publicidade deve se pautar pela respeitabilidade ao princípio da dignidade da pessoa humana, a intimidade, o interesse social, bem como pela ausência de estímulo à discriminação de qualquer natureza — destaca Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.
Segundo a Estratégia Concursos, "o objetivo da campanha foi despertar o aluno para sua condição de ignorância — estado de quem não tem conhecimento em algo por falta de estudo — em muitos assuntos da vida e do estudo para concursos". O curso afirma ainda que "uso da palavra “burro” é um choque de realidade e pode parecer duro". A empresa acrescenta que esta foi a forma de despertar o público para o conteúdo da campanha e conclui dizendo que a estratégia "deu certo".
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!