Algo saudável para fazer na quarentena é revirar o baú das memórias e trazer para a mente a leve brisa do mar, a bela vista da janela do hotel e o pôr do sol inesquecível. Relembrar uma viagem é, de certa forma, reviver as experiências únicas que só quem vive em movimento é capaz de ter.
No momento, viajar não é possível por conta do necessário distanciamento social, mas trazer à tona situações e vivências pelo mundo pode gerar atividades inusitadas e, ao mesmo tempo, divertidas. Abaixo algumas das dinâmicas que podem ser feitas na quarentena:
Escrever um diário de viagem
É possível colocar no papel todas as memórias pelas estradas, portos e aeroportos. Basta escrever um diário com todas as percepções e experiências vividas na jornada. Caso tenha guardado, pode-se decorar cada folha colocando um ingresso ou ticket de transporte público.
Fazer um blog
Pode ser interessante escrever o diário de viagem na internet e compartilhar o link com as pessoas próximas que também gostam de viajar.
Organizar as fotos
É sempre a mesma coisa. Ao voltar de uma viagem, muitas vezes, descarrega-se as fotos das câmeras e celulares de qualquer jeito, sem separar os álbuns ou fazer uma seleção prévia. O tempo em quarentena ajuda a organizar esse material e facilitar o acesso.
Aprender a utilizar aplicativos de edição de imagem
É possível alterar as fotos em programas e aplicativos de edição, deixando as cores mais vivas, apagando algumas imagens e, até mesmo, melhorando a aparência de selfies.
Decorar as paredes com postais
Não precisa deixar postais incríveis escondidos no fundo de caixas e pastas. É possível colocá-los em destaque dentro de casa, fixando-os em murais coloridos ou inserindo em molduras divertidas, que combinam com o contexto da imagem.
Estimular as crianças
Uma tarde garante excelentes lembranças dos momentos em família, passados durante o passeio. As crianças se divertem e ainda dá para realizar uma atividade de desenho, por exemplo, das paisagens vistas na viagem.
Cozinhar um prato típico
A memória gustativa faz parte das histórias de viagem e podem ser revisitadas por meio da gastronomia. Na internet dá para encontrar receitas que podem ser preparadas com os ingredientes disponíveis na dispensa. Se a cozinha não é o forte, vale também pedir pelo delivery.
Fazer scrapbooks
Para quem não conhece, scrapbook é a técnica de organizar fotografias impressas em cadernos personalizados e temáticos. Com os papéis é possível colocar toda a criatividade para fora, brincando com cores, texturas e colagens.
Dar um destino certo para os mapas
Mesmo com a chegada da tecnologia muita gente ainda gosta de viajar com mapas de papel. Mas o que fazer com eles depois que acaba a viagem? Podem ser usados para encapar cadernos, pastas e caixas. Assim as memórias estarão cada vez mais próximas.
Abrir uma conta no Instagram
O Instagram pode ser utilizado para guardar aquelas fotos incríveis da viagem e, também, colocar na legenda alguma dica imperdível que poderá ajudar outras pessoas que estejam interessadas em fazer o mesmo roteiro. Vale recomendar um restaurante, um hotel ou um passeio.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!