icone de busca
iBahia Portal de notícias
BRASIL

Do estúdio ao streaming: 100 anos da 1ª transmissão de rádio no Brasil

Primeira transmissão ocorreu durante Exposição Internacional no Rio de Janeiro, com discurso do então presidente Epitácio Pessoa

foto autor

Redação iBahia

07/09/2022 às 7:00 • Atualizada em 08/09/2022 às 18:23 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Do estúdio ao streaming: 100 anos da 1ª transmissão de rádio no Brasil
Foto: Acervo Rádio Nacional

Há 100 anos, durante a Exposição Internacional do Rio de Janeiro no centenário de emancipação do país, acontecia a 1ª grande transmissão radiofônica no Brasil. Do estúdio ao streaming, o meio passou por mudanças, enfrentou obstáculos e precisou ser reinventado ao longo dos anos.

A primeira transmissão ocorreu com o discurso do então presidente Epitácio Pessoa. No entanto, a história da rádio pode ter começado já em 1919, em Recife. Segundo pesquisadores, a Rádio Clube de Pernambuco teve papel pioneiro no desenvolvimento do veículo de massa.

Leia também:

A emissora era formada por estudantes radioamadores em 6 de abril daquele ano, e chegou a ser reinaugurada em 1923, o que garantiu o pioneirismo técnico. A Rádio Sociedade de Edgard Roquette-Pinto, considerado pai do rádio brasileiro e da radiodifusão, foi a primeira rádio oficial, e só nasceu apenas no ano seguinte, em 20 de abril de 1920.

Desde então, o veículo se consolidou como um dos mais importantes e rotineiros na comunicação da atualidade. Nem mesmo com a suposição de ameaças de extinção, com o surgimento da televisão e o nascimento da internet, enfraqueceram a presença radiofônica. Pelo contrário, permitiram a evolução do meio.

A partir de 30 de abril de 1923, a rádio passou a operar com um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires, e instalada na estação Escola Politécnica, na então capital federal. Foi durante o governo de Getúlio Vargas que o meio de comunicação explodiu.

Em 1936, surgiu a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que se tornou a emissora mais importante do país. Programas jornalísticos como Repórter Esso e as primeiras radionovelas marcam o período.

Já nos anos 90, surgiram as primeiras rádios na internet e, em 2005, ocorreram as primeiras transmissões de rádio no sistema digital, consagrando a popularização do veículo.


				
					Do estúdio ao streaming: 100 anos da 1ª transmissão de rádio no Brasil
Foto: Reprodução

O relatório do Kantar IBOPE Media de 2021 indica que o consumo de rádio aumentou 186% nos últimos dos anos, com destaque para a Região Sul. Os ouvintes declararam que se informam e se divertem pelas plataformas diariamente.

Passados 100 anos, o rádio continua sendo, até os dias atuais, o veículo de maior alcance em todo o território brasileiro, principalmente por atingir as regiões mais remotas do país e as mais diferentes classes sociais.

Comemorações

Para celebrar o centenário do rádio no Brasil, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) preparou ações comemorativas.

Na última segunda-feira (5) foi liberada a veiculação gratuita do spot de 30” que ressalta as várias áreas de atuação do rádio, seja em relação às notícias, ao esporte, utilidade pública ou música, além de mencionar a constante renovação do meio ao longo desses 100 anos.

Ouça o áudio
00:00

Na terça-feira (6), um vídeo comemorativo foi disponibilizado para veiculação nas TV's e redes sociais.

Nesta quarta-feira (7), data do primeiro centenário das transmissões oficiais no Brasil, a ABERT lança o Memorial do Rádio, uma viagem virtual pelas 10 décadas de uma história que está entrelaçada com a vida do brasileiro.

A exposição relembra a trajetória do rádio, cronologicamente dividida por temas, com centenas de áudios, fotos e imagens que contam um século de radiodifusão no Brasil.

Ainda na quarta-feira, o público poderá votar no site da Mostra Rádio em Movimento e escolher o aparelho modelo capelinha preferido. A votação será até o dia 25 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Rádio.

Três artistas de cada unidade da Federação foram escolhidos para homenagear os 100 anos do rádio e da Semana de Arte Moderna. A mostra reúne arte e cultura, com muito estilo e criatividade.

Os vencedores dos 26 estados e do Distrito Federal estarão em exposição no Museu Nacional da República, em Brasília, em novembro.

Leia mais sobre Brasil em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil