icone de busca
iBahia Portal de notícias
BRASIL

Empregabilidade: A proatividade, o interesse e a disciplina

Coluna ValoRH desta semana aborda questões comportamentais importantes que podem potencializar o seu crescimento e aumentar a sua empregabilidade

foto autor

12/03/2013 às 8:06 • Atualizada em 02/09/2022 às 6:22 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No artigo passado foi discutido de que forma podemos avaliar o nosso perfil profissional, relatando os nossos pontos fortes e fracos, e como saber o que o mercado oferece de oportunidades e ameaças. Esta semana, iremos abordar questões comportamentais importantes que, se observadas, podem potencializar o seu crescimento e aumentar a sua empregabilidade. Se o seu perfil, em princípio, não atende às exigências da sua área de atuação, deixando-o vulnerável; se não acontece nenhuma evolução na sua carreira e a rotina passa a ser um incômodo, ou você não enxerga novos horizontes, sentido a falta de perspectivas, está na hora de mudar o seus comportamento. Se nós realizamos todos os dias as mesmas coisas, teremos resultado iguais. Isso é lógico! Se nós fazemos sempre coisas diferentes e não acontece nada, isso é sinal de que, ou estamos fazendo as coisas erradas ou fazendo as coisas certas mas, de maneira equivocada! A proatividade, o interesse e a disciplina são elementos que podem evitar que sua carreira estacione e favorecer o alcance de seus objetivos. Quem atenta para o desenvolvimento destas competências, passa a ser visto como a solução dos problemas organizacionais, melhorando a sua imagem e se fortalecendo enquanto “marca”. Antecipar-se e agir diante de problemas, necessidades e situações futuras é ser proativo. Não deixe que as pessoas cobrem de você aquilo que você já deveria ter entregado. A iniciativa deve fazer parte do seu dia-a-dia. Chegue primeiro, mostre que está atento e gere soluções imediatas. Se um cliente ou colega de trabalho não vão receber a mercadoria ou relatório, respectivamente, no prazo acordado, se antecipe e renegocie os prazos explanando as causas, não com desculpas sem consistência, mas sim, mostrando, na realidade, que você dependia de outros fatores para fazer acontecer o acordado ou, até mesmo, assumir o erro, que é um comportamento que reflete a sua transparência e humildade. Mas não esqueça, se é para realizar algo que só depende de você, é obrigação sua cumprir o prometido! Recuperar a credibilidade requer um investimento muito alto de energia para tirar essa negatividade da sua imagem.
Antecipar-se e agir diante de problemas, necessidades e situações futuras é ser proativo
Dizem que a curiosidade matou o gato. Não devemos levar esse ditado ao pé da letra. Claro que tudo tem um limite! Ser curioso pode ser algo ruim quando invadimos a privacidade dos outros, que é quando somos indiscretos em querer saber das conversas ou segredos alheios, mas quando a curiosidade está ligada à busca de conhecimentos e descobrir meios de aumentar as suas habilidades, aí temos o interesse pelos elementos positivos a alavancagem da nossa empregabilidade. Sabemos que a adaptabilidade deve fazer parte da nossa rotina e nada melhor, para favorecer isso, do que aguçar o nosso interesse naquilo que irá nos projetar para o sucesso. Quando nos prontificamos a conhecer mais sobre as atividades de nossa empresa ou sobre outros cargos que se encaixam em nosso perfil, estamos mostrando o interesse na busca por mais responsabilidade e, consequentemente, adquirindo habilidade para reforçar a adaptação ao novo e a uma possível promoção. Para o alcance das metas e o reconhecimento por parte dos outros que influenciam na sua vida profissional, a disciplina é uma porta de entrada. O sujeito disciplinado tem o foco nos objetivos e centraliza suas energias naquilo que irá favorecer o seu sucesso. A disciplina o ajudará a superar os imprevistos e os percalços. Ela está presente desde a mesa organizada, arquivos e e-mails bem identificados no seu computador até na gestão do seu próprio tempo e na sua performance nas reuniões. Mas, a disciplina deve vir acompanhada com a descontração para favorecer a motivação no alcance das metas, pois o ser disciplinado e bem humorado faz com que a pressão não eleve seu estresse e torna o trabalho prazeroso. O comportamento do profissional deve estar alinhado com uma realidade encontrada no mundo organizacional: a competitividade. Não tem como ser competitivo sem se antecipar aos fatos - ser proativo - e preparar as soluções. Não poderá se antecipar aos fatos e encontrar soluções se não tiver interesse em conhecer o novo e se capacitar. E não tem como conhecer o novo, se capacitar de maneira assertiva e cumprir as metas sem ser disciplinado. Então, a proatividade, o interesse e a disciplina favorecem sim, a sua empregabilidade! No próximo e último artigo sobre esse tema, falaremos sobre a empregabilidade e o mercado de trabalho. Sucesso a todos! Leia as colunas anteriores: Empregabilidade. Como está a sua? Consultora dá dicas de como ter sucesso em Processo Seletivo Qual a sua maior habilidade ou competência? Já pensou nisso?
Glicio Oliveira E-mail: [email protected] Administrador, Especialista em Marketing Estratégico. Profissional com amplo conhecimento em Consultoria e Gestão de Serviços. Atua na ValoRH como Consultor, Palestrante e Instrutor.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil