Pelo menos 16 rodovias estão completamente ou parcialmente interditadas no Rio Grande do Sul, por causa das fortes chuvas que atingiram o estado na última semana. O balanço foi divulgado pelo governo estadual na manhã desta quinta-feira (7), feriado de Independência do Brasil. A situação também já provocou a morte de 39 pessoas e vários outros estragos.
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e a Brigada Militar, duas pontes foram destruídas pelas chuvas: uma na ERS-448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul; e a outra na ERS-431, em Bento Gonçalves, no limite com São Valentim do Sul.
Leia também:
Outras pistas estão alagadas no estado por causa do transbordamento dos rios, com o excesso de água. Em nota, o governo do estado informou que equipes estão trabalhando para desinterditar as vias "o mais rápido possível". O objetivo é facilitar o envio de suprimentos às cidades mais atingidas.
Estado de calamidade pública
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu nesta quinta o estado de calamidade pública de 79 cidades gaúchas.
Segundo a pasta, a medida vai agilizar o atendimento da Defesa Civil Nacional e dos órgãos competentes à população afetada pela passagem do ciclone extratropical, que tem causado o temporal.
Segundo a Defesa Civil do estado, além dos mortos, mais de 1,6 mil pessoas estão desabrigadas, 3 mil desalojadas e mais de 52 mil afetadas de alguma forma.
Pessoas ilhadas
Em apoio à Defesa Civil do Vale do Taquari, a Marinha tem feito resgates de pessoas que estavam ilhadas no telhado de casas e em prédios da região. Embarcações também foram usadas para o transporte de material de apoio e suprimento para as vítimas.
Mais chuva
A Sala de Situação do governo estadual alertou para a continuidade de chuva intensa em grande parte do Rio Grande do Sul, além do risco de vento forte e queda de granizo em alguns pontos do estado.
"A previsão do tempo, realizada pela equipe de meteorologistas, aponta que as instabilidades se espalham por todas as regiões ao longo do dia devido à aproximação e posterior avanço de uma frente fria", diz nota do governo.
A previsão vale para as áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste nesta quinta-feira.
"Nessas regiões, os volumes de chuva devem variar entre 50 e 75 mm/dia, podendo chegar aos 120 mm/dia no Sul e em parte da Campanha. Não se descartam temporais na Região dos Vales", informa.
Agência Brasil
Agência Brasil
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!