Os padrões de beleza impostos pela sociedade podem sem bem cruéis e, por esse motivo, os movimentos sociais consideram a questão da representatividade como algo muito importante para a formação do indivíduo. É isso que o Projeto Identidade, exposição fotográfica que apresenta ícones populares (originalmente brancos) representados por pessoas negras, se propõe a questionar.Idealizado por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira e clicado por Guilherme Silva, o Identidade nasceu da ânsia de propor uma reflexão sobre os valores estéticos impostos na sociedade brasileira, utilizando para isto a força da imagem.
De acordo com os idealizadores, este é um trabalho que pretende viabilizar o reconhecimento da figura negra como possibilidade potente do belo, tendo tamém como intuito suscitar uma ponderação sobre os danos que a “invisibilidade” do negro pode trazer para a formação de uma sociedade democrática: uma sociedade que se respeite, que se assuma e se represente em diversidade.
As fotos estiveram expostas no SESC Madureira (RJ) durante o mês de fevereiro, mas apenas agora começaram a viralizar nas redes sociais. A ideia de Noemia e Orlando é que a exposição se torne itinerante.
Confira a galeria de fotos do projeto:
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
Veja também:
Leia também:

AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade
