icone de busca
iBahia Portal de notícias
BRASIL

Guru das celebridades, Sri Prem Baba nega acusações de abuso

Em vídeo enviado a seus seguidores, o guru espiritual admite que se envolveu sexualmente com duas mulheres, mas que não houve violência

foto autor

Redação iBahia

30/08/2018 às 19:09 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O líder espiritual Sri Prem Baba, conhecido como o guru de celebridades, nega que tenha abusado sexualmente de duas de suas discípulas. Mas admite que tenha mantido relações sexuais com elas. As afirmações constam de nota enviada pela assessoria do guru ao GLOBO, em resposta às denúncias feitas pelos ex-maridos de duas seguidoras de sua comunidade em São Paulo.

Segundo os dois homens, Prem Baba teria conquistado a confiança das mulheres para, ao fim, manter relações sexuais com elas. O roteiro, segundo os ex-maridos, teria começado com exercícios tântricos até, por fim, evoluir para relações sexuais. A história foi noticiada pelo jornal "Folha de S. Paulo" na manhã desta quinta-feira, e causou surpresa entre os seguidores do guru.

Segundo nota de sua assessoria de imprensa, Prem Baba não cometeu abusos: o que houve foram “relações amorosas que chegaram ao fim na época, mas deixaram marcas nos envolvidos”, afirma o texto. Ainda de acordo com Fábio Torreta, um dos responsáveis voluntários pelas relações institucionais do guru, as acusações surpreenderam especialmente porque todos os envolvidos eram "muito amigos":

—Mas as acusações não tem nenhum fundamento. São apenas uma tentativa de difamação, que nos surpreendeu a todos — disse Torreta ao Globo.

Prem Baba, de 52 anos, ficou famoso por atrair centenas de fiéis, anônimos e famosos, para seus encontros — alguns deles realizados em retiros na Chapada dos Veadeiros. Por anos, disse se manter celibatário. Por meio de sua assessoria de imprensa, o guru afirmou a Folha que nem sempre foi assim, e que seu celibato "foi resultado de uma busca que ainda ocorria em 2010". Os supostos abusos teriam começado antes disso.

Foto: Reprodução

As acusações foram discutidas entre Prem Baba, seus acusadores e membros de sua comunidade durante uma reunião no último domingo, 26, em São Paulo. A reunião teria acontecido pelo desejo do guru de se “explicar à comunidade e esclarecer o tema”, afirma sua assessoria. Segundo a Folha, o encontro foi marcado por tensões. Num dado momento, os ex-maridos das discípulas — que também faziam parte do grupo liderado pelo guru — teriam chegado a afirmar que Prem Baba era “o pai da verdade que mente compulsivamente”.

Em um vídeo, enviado dois dias depois a seus seguidores, Baba diz que, diante das acusações, vivia um momento “desafiador”, que o obrigava a revelar detalhes sobre sua intimidade. Na gravação, ele admite os envolvimentos:

—Percebo a dimensão do sofrimento e a necessidade de um posicionamento meu — diz o guru no vídeo. A seguir, conta que manteve relacionamentos amorosos com duas pessoas, mas que as relações causaram mágoas e foram encerradas.

Na versão de um dos ex-maridos acusadores, no entanto, ele e a mulher teriam procurado a comunidade de Prem Baba em 2008, num período em que enfrentavam dificuldades conjugais. A mulher se tornou próxima do líder espiritual, o assessorando mesmo em questões de agenda. Nesse período, segundo o ex-marido, Prem Baba teria usado sua influência sobre a mulher para manter relações sexuais com ela. A justificativa era de que isso ajudaria nos conflitos do casal. O casamento terminou, mas o casal continuou a frequentar o círculo do guru. Há três semanas, depois de viver episódios de depressão e síndrome do pânico, e de passar por tratamentos psicológicos tradicionais, a mulher teria entendido que fora vítima de abuso. Procurou o ex-companheiro e relatou o caso.

Parte dos seguidores do guru dizem ter interpretado as acusações como um sinal de moralismo:
[[saiba-mais]]
—O que ocorre é um escândalo midiático, feito por um marido que se sentiu traído ao descobrir, dez anos depois, que a mulher fizera sexo com o mestre — disse um dos discípulos de Prem Baba, que não quis ser identificado.

No vídeo destinado aos seguidores, o guru ainda encerra dizendo que o episódio o motivou a antecipar um afastamento que já planejava: “Meu coração está devastado por isso, e eu vou precisar de um tempo para integrar algo tão intenso”.

Leia a íntegra da nota enviada pela assessoria de imprensa:

Conforme as mensagens de Sri Prem Baba a discípulos nos últimos dias, houve a divulgação de relacionamentos amorosos do passado. Não houve qualquer forma de abuso, e sim relações amorosas que chegaram ao fim na época, mas deixaram marcas nos envolvidos.

Uma das mensagens foi exposta no domingo, em encontro presencial e, tanto o encontro de domingo quanto a fala em vídeo na quarta-feira, ocorreram graças ao desejo de Sri Prem Baba de explicar à comunidade e esclarecer o tema.

Não nos cabe analisar a atitude dos ex-maridos.


Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil