icone de busca
iBahia Portal de notícias
IR

Imposto de Renda: veja como fazer doações para projetos sociais

Em Salvador, 17 instituições recebem recursos por meio desse tipo de doação

foto autor

Redação iBahia

05/04/2023 às 8:14 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Imposto de Renda: veja como fazer doações para projetos sociais
Foto: Marcos Serra/ g1

Você sabia que pessoas físicas e jurídicas podem doar parte do imposto de renda para instituições e projetos sociais? É possível! Em Salvador, por exemplo, 17 instituições recebem recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA) por meio desse tipo de doação.

Para doar, nenhum valor extra é acrescentado no imposto: basta fazer a declaração do IR através do modelo completo. Para pessoas físicas, é possível destinar até 3% do imposto devido ou a restituir. Em 2022, R$ 11,31 milhões foram destinados do imposto da pessoa física na Bahia.

Leia também:

Considerando o número de pessoas que vivem no estado e que fizeram esse tipo de declaração em 2022, mais de R$ 330 milhões poderiam ter sido doados.

Veja o passo a passo para fazer a doação:

  • Selecione a opção tributação "Por Deduções Legais". Essa opção é necessária para deduzir do Imposto Devido suas doações ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA);
  • Selecione a aba Ficha da Declaração -“Doações Diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"
  • Clique em “Novo”;
  • Selecione o tipo de Fundo- Municipal. Este é o momento em que você vai selecionar Fundo da Infância e do Adolescente de Salvador.
  • Escolha a unidade federativa (UF) Bahia e depois opte pelo município de Salvador-00.459.245/0001-81, para onde será destinada a declaração;
  • Verifique o valor disponível para doação;
  • Clique em OK;
  • Vá ao menu “imprimir” e procure a opção “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Em seguida, selecione o contribuinte e a opção desejada (visualizar, gerar PDF ou imprimir) e clique em OK.

Depois de passar por essas sete etapas, será gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que deve se pago até a data emitida no documento. A doação será declarada automaticamente. É recomendado guardar o DARF e o comprovante de pagamento.

Nas doações "Diretamente na Declaração do Imposto de Renda", caso o contribuinte queira destinar a doação para alguma Instituição ou algum projeto aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), deverá enviar e-mail para o FMDCA informando o nome da organização da sociedade civil (OSC) ou nome do projeto e anexar o DARF com CNPJ do Fundo (00.459.245/0001-81) e Comprovante de pagamento do DARF.

*Com informações do G1 Bahia

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil