|
---|
Obra de Herbert Baglione |
País homenageado em 2013 pela Feira do Livro de Frankfurt – maior evento do mundo do mercado editorial – o Brasil leva para a Alemanha uma programação literária e cultural diversa. Duas grandes cantoras brasileiras, Zélia Duncan e Fabiana Cozza, se apresentarão na Hessischer Rundfunk e 11 artistas e grupos de grafite, de diversas cidades do País, apresentarão seu trabalho em edifícios e lugares emblemáticos de Frankfurt.
Veja também: Apenas um autor baiano foi convocado para ir à Feira de Frankfurt Nesta quinta-feira, a cantora Zélia Duncan estreou na Alemanha o show 'Tudo Esclarecido', um tributo ao músico e compositor Itamar Assumpção, falecido em 2003, e que será apresentado em Salvador dia 29. No mesmo dia, a convite do museu Schirn Kunsthalle, os artistas Nunca, Zezão, Fefe Tavalera, Rimon Guimarães, Alexandre Orion, Herbert Baglione, Tinho, Speto, Onesto, Jana Joana & Vitché e Gais abrem a exposição “Street-Art Brazil”, com grafites que misturam influências americanas, japonesas, africanas e elementos indígenas com a expressão moderna da arte de rua brasileira. O dragão multicor de Fefe Talavera é o novo inquilino da sede central do Deutsche Bank, banco que conta com uma das maiores coleções de arte do mundo. Outra arte que já colore a cidade é a de Onesto e Tinho, que decoraram os vagões de um trem da linha U5 do metrô. Os grafites dos artistas brasileiros estarão expostos nas ruas de Frankfurt até o dia 28 de outubro. Nesta sexta-feira, Fabiana Cozza apresenta show inédito ao lado da hr-BigBand um repertório de samba, bossa nova e jazz, coprodução Brasil e Alemanha.
Brasil x AlemanhaA programação cultural do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt começou no dia 23 de agosto, na Festa dos Museus (Museumsuferfest), e termina no início de 2014. Ao todo, são nove exposições, que vão da arte contemporânea ao grafite, da arquitetura ao designer; 10 shows musicais, que apresentam do instrumental ao rap; e 10 projetos de artes cênicas, mostrando experimentais e ousadas pesquisas nas áreas do teatro, dança, performance, vídeo arte, instalações e um ciclo de leitura de dramaturgia. O Brasil conta ainda com uma extensa programação literária, com 70 autores brasileiros, que além de divulgarem a literatura brasileira, desenvolverão atividades diversas como mostra de livros brasileiros e sobre o Brasil, e participação debates e apresentações que abordarão a diversidade da produção literária e vários gêneros como prosa, poesia, infanto-juvenil, HQ e até a sátira.