A cantora Preta Gil revelou na noite de terça-feira (10) que foi diagnosticada com adenocarcinoma, um câncer de intestino. A filha de Gilberto Gil estava internada desde a última semana. Diante disso, ela iniciará o tratamento na próxima segunda-feira (16).
O que é um adenocarcinoma?
De acordo com o Ministério da Saúde, os adenocarcinomas são tumores originados através das células epiteliais dos órgãos que contém glândulas. Quando no sistema digestivo, ele fica localizado na parte final do intestino, no canal anal ou no final do intestino grosso. É um câncer.
Leia também:
Antes do diagnósticos, alguns pacientes confundem os sintomas com má digestão, dor no estômago ou anemia. Este tipo de turmo é responsável por causar 95% dos cânceres de reto e de cólon e 99% de todos os cânceres de próstata.
O tumor é identificado através de um exame de colonoscopia, que é indicado para todas as pessoas a partir dos 45 anos. O tratamento do adenocarcinoma inclui radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, entre outros. Qual método será utilizado vai depeder da localização e gravidade do caso.
De acordo com o gastroenterologista e coordenador científico do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dr. Rodrigo Felipe, a doença ocupa o segundo lugar em número de óbitos no mundo e é o terceiro a provocar mais mortes no Brasil na população em geral. Recentemente, a doença vitimou dois grandes ídolos do futebol: Pelé e Roberto Dinamite.
“A incidência do câncer colorretal decorre de práticas não saudáveis, como obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação. Além disso, outros fatores podem causar a aparição da doença, como o histórico de pólipos adenomatosos ou histórico familiar”, explica.
Ainda de acordo com o médico, embora seja considerada uma doença silenciosa por não apresentar sinais em seu estágio inicial, o câncer tem como principais sintomas:
• Sangue nas fezes;
• Alteração do hábito intestinal;
• Dor ou desconforto abdominal;
• Fraqueza e anemia;
• Tumoração abdominal;
• Alteração na forma das fezes;
• Perda de peso sem causa aparente.
O início do rastreio deve começar entre 45 e 50 anos para a população geral ou antes disso para pacientes considerados de alto risco para o desenvolvimento da doença ou que tenha histórico na família. Para maiores chances de tratamento, o diagnóstico precoce é fundamental. Levar um estilo de vida saudável é a principal forma de prevenção.
“Adotar hábitos saudáveis, como manter o peso adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, é importante para prevenir o câncer de intestino”, alerta Rodrigo Felipe.
Quando diagnosticado precocemente, o câncer colorretal tem entre 90% e 95% de chance de cura.
Apoio de amigos famosos
Nas redes sociais, famosos deixaram mensagens de carinho e força na postagem em que Preta fala sobre o estado de saúde. “Mandando as melhores energias”, escreveu Lázaro Ramos. “Vai ficar bem em nome de Jesus, te amo”, comentou Tatá Werneck. “Orando por você”, disse Claudia Leitte.
Amiga pessoal de Preta, Ivete Sangalo deixou registrado no próprio Instagram todos os desejos para a filha de Gilberto Gil.
“Minha irmã, minha Pretinha linda. Vc sabe bem como uma guerreira, forte e potente como vc já sabe como tudo isso vai ser. Deus contigo em cada passo que você dá. Estou aqui sempre, por você a qualquer hora e momento. Te amo infinito meu amor”, escreveu Ivete.
A irmã de Preta, Bela Gil, e a sobrinha, Flor Gil, também prestaram apoio a cantora. “Te amo, irmã! Vamos juntas e de mãos dadas”, escreveu Bela. “Te amo, tia! Vai dar tudo certo”, comentou Flor.
Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!