icone de busca
iBahia Portal de notícias
BRASIL

PF anuncia retomada de emissão de passaportes

Polícia Federal recebe crédito, mas não determina data para regularizar serviço

foto autor

Redação iBahia

21/07/2017 às 19:40 • Atualizada em 01/09/2022 às 2:14 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Polícia Federal informou que recebeu na tarde desta sexta-feira o crédito no orçamento sancionado pelo presidente Michel Temer e vai retomar a emissão de passaportes, suspensa no dia 27 de junho. Não foi informada, no entanto, uma data específica para a regularização do serviço. Segundo a PF, durante a suspensão foram realizados cerca de 175 mil pedidos pelo documento.

De acordo com a Polícia Federal, "foi disponibilizado na tarde de hoje o crédito e o limite orçamentário referente às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. A partir desse repasse, será reiniciado o processo de confecção das cadernetas, sob responsabilidade da Casa da Moeda". O governo liberou R$ 102,3 milhões para o serviço.

No fim de junho, a PF anunciou a interrupção da emissão dos passaportes alegando falta de recursos, o que gerou descontentamento no país, principalmente pela proximidade do período das férias escolares. Segundo a PF afirmou na ocasião, a corporação já teria gasto com a emissão do documento o limite autorizado pela Lei Orçamentária da União

Com urgência, o governo federal enviou um projeto de lei ao Congresso liberando verba para a normalização do serviço dos passaportes. A primeira versão do projeto retirava dinheiro da educação, destinado a bolsas de estudo no exterior. Como a proposta foi mal recebida na Câmara, o governo teve que alterar a fonte de recursos. A suplementação ao orçamento da PF foi viabilizada por um deslocamento da contrapartida financeira do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), assinou terça-feira o projeto, aprovado na semana passada pelos parlamentares. A matéria chegou ao Palácio do Planalto no mesmo dia e aguardava apenas um parecer do Ministério do Planejamento, o que aconteceu na quarta.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil