A Polícia Federal deflagrou uma operação neste sábado para apurar vazamentos na prova do Enem aplicada no fim de semana passado. Duas aplicadoras de provas de Fortaleza são suspeitas de irregularidades no caso e foram alvos da operação.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, autorizados pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, nas residências dessas duas aplicadoras do Enem, que tiveram seus celulares apreendidos. Os nomes delas não foram divulgados.
Segundo a PF, elas foram identificadas após um trabalho de investigação e cooperação feito em cooperação com o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelas provas. A PF ainda está investigando outros casos de possíveis vazamentos, no Rio e na Bahia.
A foto de uma página da prova, com a proposta da redação, circulou pela internet no fim de semana passado, durante a aplicação do exame. O ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou na ocasião que um aplicador da prova teria sido responsável pelo vazamento.
Segundo a PF, as duas suspeitas podem ser indicadas pelo crime de fraude em certames de interesse público, previsto no Código Penal, e que pode ter pena superior a cinco anos de prisão devido à gravidade do caso.
A operação deflagrada neste sábado foi batizada de Thoth, uma referência ao deus egípcio da escrita e da sabedoria.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade