icone de busca
iBahia Portal de notícias
Exceção

Por que Roraima foi o único estado não afetado pelo apagão nacional?

Queda de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15)

foto autor

Redação iBahia

15/08/2023 às 16:15 • Atualizada em 15/08/2023 às 16:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Por que Roraima foi o único estado não afetado pelo apagão nacional?
Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

Um apagão foi registrado na manhã desta terça-feira (15), em todo o Brasil. Além da Bahia, outros 24 estados e o Distrito Federal ficaram sem energia elétrica. Apenas um estado não foi afetado: Roraima.

Roraima não foi afetado pelo apagão porque é o único estado brasileiro ainda desconectado do SIN (Sistema Interligado Nacional), responsável pela produção e transmissão de energia elétrica.

Leia também:

Segundo informações do governo federal do estado, os moradores de Boa Vista e de cidades próximas contam com usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou uma "separação elétrica" no sistema interligado, ou seja, as regiões Norte e Nordeste do país foram desconectadas do Sul e Sudeste. Assim, como Roraima não faz parte desse sistema, o estado não foi atingido.

No início de agosto, o presidente Lula assinou uma ordem de serviço que autoriza o início das obras que vão conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Ao todo, serão investidos R$ 2,6 bilhões no projeto, que vai substituir usinas termelétricas e "garantir energia confiável, limpa e renovável".

No início da tarde dessa terça, o ONS informou que 6 horas depois do início da interrupção de energia em grande parte do país, a maior parte dos 16 mil megawatts (MW) que haviam sido interrompidos por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (15) já foi restabelecida. De acordo com a ONS, ao todo foram recompostos 13,5 MW, até as 12h25.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil