O
Prêmio Jabuti, único dedicado a reconhecer as principais etapas de produção de um livro e os mais diversos gêneros - da matemática à poesia -, anunciou nesta terça-feira (23) os 10 finalistas de suas 27 categorias, incluindo um baiano, na 56ª edição da premiação. O livro
A comunicação das coisas: Teoria ator-rede e cibercultura, da editora Annablume, escrito pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba)
André Lemos está entre os 10 finalistas na categoria Comunicação. No total, 2.240 livros publicados em 2013 foram inscritos nesta 56ª edição do Jabuti. André é autor de outros de comunicação, como Cidade Digital (edufba, 2007), Cibercidades (epapers, RJ, 2004), Olhares Sobre a Cibercultura (sulina, 2003), Cultura das Redes (edufba, 2002), Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea (sulina, 2002) e Janelas do Ciberespaço (sulina, 2000).
Leia também: Banda Filhos de Jorge faz show gratuito em Camaçari Musical 'Palavra Cantada' traz novo espetáculo a Salvador em outubroMaracangalha realiza primeiro festival cultural gratuito neste domingo Na lista, alguns velhos conhecidos da premiação, como Laurentino Gomes, que ganhou o Jabuti de livro reportagem e livro do ano pelos dois primeiros volumes de sua trilogia histórica - 1808 e 1822 - e concorre agora com o derradeiro 1889. O jornalista e biógrafo Lira Neto, terceiro lugar no ano passado com Getúlio: Dos Anos de Formação à Conquista do Poder (1882-1930) disputa a estatueta agora com o volume seguinte de sua série: Getúlio - Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo (1930-1945). Entre os finalistas da categoria conto e crônica está Milton Hatoum e seu Um Solitário à Espreita. Ele concorre com Rubem Fonseca (Amálgama), Luiz Vilela (Você Verá), Antonio Prata (Nu, de Botas), João Vereza (Noveletas), Everardo Norões (Entre Moscas), Cristovão Tezza (Um Operário em Férias), Ettore Bottini (Uns Contos), Jádson Barros Neves (Consternação) e Moema Franca (Bem Aqui). Entre os romancistas estão Bernardo Carvalho, Michel Laub, Veronica Stigger, Marcos Peres, Flávio Cafiero, Sergio Rodrigues, Marcelino Freire, Fernanda Torres, Luis S. Krausz e Laura Erber. Adelia Prado, com Miserere, lidera a lista de poesia. Pedro Veludo, com Da Guerra dos Mares e das Areias: Fábula Sobre as Marés, a de infantil. O resultado sai no dia 16 de outubro e a entrega do prêmio será no dia 18 de novembro, em São Paulo.
Matéria original: Correio 24h Prêmio Jabuti inclui professor da Ufba entre os 10 melhores de Comunicação