icone de busca
iBahia Portal de notícias
BRASIL

Relembre polêmicas envolvendo Damares Alves no início da gestão

Vídeos em que a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos fala sobre sexo com animais e cor de roupa para meninos e meninas estão entre elas

foto autor

Redação iBahia

31/01/2019 às 14:39 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Em 30 dias de gestão, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, já se envolveu em diversas polêmicas. Além de vídeos antigos, em que fala sobre sexo com animais e faz lobby, com as mãos "sujas de sangue", contra o aborto, há outros mais recentes, como um em que ela diz que "menino veste azul e menina veste rosa", no dia da cerimônia de posse.
Jesus no pé de goiabeira
Uma das primeiras polêmicas envolvendo a ministra foi um vídeo, que circulou antes que ela tomasse posse, em que Damares diz durante um culto evangélico que viu Jesus Cristo em cima de um pé de goiaba, aos 10 anos, quando pensou em se matar. A "revelação", segundo a então assessora de Magno Malta, aconteceu nos fundos da casa de seu pai. Damares conta que subiu na árvore e preparava para tomar um veneno quando "avistou Jesus caminhando em sua direção".
Damares desistiu, ainda, de lançar o livro "Jesus sobe no pé de goiaba” , sua autobiografia. O livro teria sido lançado em dezembro.
'Menino veste azul e menina veste rosa'
No dia de sua posse, em 2 de janeiro, outro vídeo tomou as redes sociais. Nele, Damares afirma que é inaugurada agora uma "nova era" no país, em que "menino veste azul e menina veste rosa" . As imagens foram gravadas no quarta-feira, 2, dia da cerimônia de transmissão de cargo na qual Damares assumiu a pasta. No discurso de posse, a ministra já havia afirmado que "menina será princesa e menino será príncipe".
'Deixamos a teoria da evolução entrar nas escolas'
Em uma entrevista em 2013, Damares contestou o ensino da Teoria da Evolução nas escolas . Segundo ela, a Igreja perdeu espaço na sociedade brasileira ao "deixar" a "teoria da evolução entrar nas escolas". Quando perguntada sobre o papel da Igreja e dos fiéis na política, a ministra deu a entender que os evangélicos precisavam "ocupar a ciência". Após a divulgação do vídeo, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, contestou a afirmação, defendendo que "não se deve misturar ciência com religião".
Hotéis fazenda 'de fachada' para 'transar com animais'
Em vídeo de 2013, Damares afirmou que muitos hotéis fazenda no Brasil são de “fachada” e, na verdade, são locais para “turista ir transar com animais” . A ministra relatou que denúncias teriam sido recebidas pela Câmara e pelo Senado. No discurso, ela criticou um exercício de redação em que os alunos deveriam escrever um texto a partir de uma imagem chamada "O Fazendeiro Solitário", que mostrava um homem ao lado de galinhas.
"Olha o tamanho do órgão sexual do fazendeiro solitário. E olha como estão as galinhas. Apologia ao sexo com animais", afirmou.
Masturbação de bebês
Em um vídeo recuperado por uma emissora holandesa, Damares afirmou que, no país europeu, é recomendado masturbar meninos a partir dos sete meses de idade . De acordo com a pastora, os cientistas europeus teriam influenciado autoridades brasileiras — notadamente a prefeitura de São Paulo — a ensinar o que é ereção e masturbação de bebês.
"Na Holanda os especialistas, que fizeram não sei quantas universidades, ensinam que o menino deve ser masturbado com sete meses de idade, para quando chegar na fase adulta possa ser um homem saudável sexualmente, e a menina precisa ter a vagina manipulada desde cedo para que ela tenha prazer na fase adulta", afirmou no vídeo.
'Mãos sujas de sangue' contra aborto
Entre uma das polêmicas mais recentes está a circulação de um vídeo antigo, de 2013, em que Damares aparece com as mãos sujas de tinta, imitando sangue , como parte de uma campanha para que a então presidente Dilma Rousseff vetasse um projeto de lei, depois aprovado, que determinava o atendimento a vítimas de violência sexual pelo SUS. Entre as medidas previstas, estava a profilaxia da gravidez, que pode ser a distribuição de píluas do dia seguinte - o que o movimento que Damares aderiu criticava.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil