Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente. O terriotório do Sisal, economicamente já é razoavelmente conhecido. Culturalmente, entretanto, algumas curiosidades o faz especial, como por exemplo as andanças dos representantes do Cangaço, como o Capitão Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião. A existência do cangaceiro e sua trupe, deixou um rastro de admiração de alguns e medo de outros.
Por aquelas terras também passaram Antonio Conselheiro, onde construiu seu sonho, para muitos utópico, no povoado de Belo Monte, às margens do rio Vaza Barris. Muitos artistas também buscaram inspiração no território do Sisal. Glauber Rocha é um exemplo importante, que buscou na região, características para o filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", considerado um dos mais importantes trabalhos do cineasta.
Desde então, o Território do Sisal, ganhou uma estrutura para acolher a sua cultura, como a Casa de Cultura, em Valente, onde organiza todas essas informações e esses colaboradores ilustres. Mais recentemente o artista plástico e cineasta, Chico Liberato inspirou-se na região para elaborar o primeiro desenho animado de longa metragem nacional, o Boi Aruá. O trabalho foi premiado internacionalmente e tem como participantes agricultores humildes de Monte Santo, que emprestaram a sua voz a alguns personagens.
Nesta região, há também outras manifestações genuinamente sertanejas como o Grupo Quixabeira que se apresenta na região e expressa a tradição do local, como as chulas e os sambas rurais.
A região conhecida pelo Sisal é também rica em cultura e serviu de inspiração para diversos artistas |
Famoso filme de Glauber Rocha buscou no Território do Sisal inspiração |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade