Você sabe o que é Parangolé? A etimologia da palavra, origem dela, é desconhecida por estudiosos, mas ganhou diversas utilidades na língua portuguesa, entre elas a de se referir a uma das maiores bandas de pagode da Bahia, o grupo Parangolé, comandado por Tony Salles.
Para a banda, uma das atrações do 1º dia do CarnaSal, na quinta-feira (21), a palavra surge na fundação do grupo, em 1997.
A "bagunça" feita pelos artistas Adriano Nenel e Nailton Alves no 'Bar de Dona Maria', que depois de uma partida de baralho se juntavam para tocar, foi apelidada pelos moradores do bairro da Federação de parangolé após chamar a atenção do público.
Neste caso, a palavra tem a conotação de "agonia, festa, barulho". Na Bahia, a palavra pegou e a única referência quando se fala dela é o grupo de pagode, sinônimo de alegria e diversão.
Mas a palavra aparece em outros contextos e com significados completamente diferentes do que foi utilizado pela banda baiana.
De acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, o Michaelis, a palavra pode ter três significados:
1 Conversa sem interesse, conversa inútil.
2 REG (RJ) Conversa com o intuito de enganar; lábia.
3 Adereço (capa, bandeira, estandarte etc.) feito de pano, papel, plástico etc., que não desfralda completamente suas cores, tons, formas, texturas e grafismos senão a partir dos movimentos da dança de alguém que o está portando.
Já o dicionário Priberam afirma que todos os significados da palavra são informais, justamente por ter uma origem desconhecida. Os três significados foram:
1. [Brasil, Informal] Conversa sem nexo.
2. [Brasil, Informal] Discurso inútil. = LÉRIA, LERO-LERO
3. [Brasil, Informal] Ato ou conversa para enganar alguém. = LÉRIA
A palavra também foi utilizada para se referir ao conjunto de obras do artista brasileiro Hélio Oiticica, da década de 1960.
Para o pintor e artista plástico, o termo surgiu após uma visita ao Morro da Mangueira e o contato com a Estação Primeira de Mangueira e com o samba.
"A partir da experiência com a dança, surge o parangolé, nome que Oiticica encontra em uma placa que identificava um abrigo improvisado, construído por um mendigo na rua, na qual se lia 'Aqui é o Parangolé'", é descrito no jornal 'Folha de S.Paulo'.
Leia mais sobre Música no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!