Cerca de 800 policais das Polícias Civil e Militar irão atuar no trabalho de combate a roubos e furtos de abadás em pontos de Salvador onde há o serviço. A Operação Abadá 2023 foi lançada na manhã desta sexta-feira (10), pela Secretaria da Segurança Pública, com apoio do Shopping da Bahia e da Central do Carnaval.
As ações acontecem nas áreas próximas dos Shoppings da Bahia, Salvador e Paralela, Edifício Capemi, Mundo Plaza, estações de transbordo e outras regiões de grande circulação.
Leia também:
A Polícia Militar empregará cerca de 660 integrantes dos Esquadrões de Motociclistas Águia e de Polícia Montada, além de equipes da 35ª, 39ª e 82ª Companhias Independentes de Polícia Militar (Iguatemi/Boca do Rio/ Cab) realizando ações ostensivas para reprimir qualquer iniciativa criminosa.
Equipes veladas da Polícia Civil irão circular disfarçadas nestes ambientes para identificar possíveis infratores. Entre os cerca de 168 policiais estão ainda integrantes dos Departamentos de Combate a Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), de Polícia Metropolitana (Depom) e da 16ª Delegacia Territorial (DT/Pituba), onde as ocorrências serão formalizadas.
De acordo com o diretor da Central do Carnaval, Joaquim Nery, desde que há uma operação policial em volta da retirada de abadás o número de crimes de furto e roudo das fantasias praticamente zerou.
"O objetivo principal é dar segurança para as pessoas que brincam carnaval nesse modelo. As pessoas se deslocam para retirar os abadás de um bloco ou um camarote, e o objetivo da SSP-BA é proteger o entorno do shopping para que as pessoas possam se deslocar em paz. Já é feito no Shopping da Bahia em 11 edições e desde então a quantidade de crimes foi a zero", disse após coletiva de imprensa.
No Shopping da Bahia estão concentradas 90% das vendas dos abadás de blocos e camarotes, totalizando 230 mil camisas. Mais de 160 mil pessoas devem passar pelo estabelecimento comercial nos dias de carnaval.
Leia mais sobre Carnaval 2023 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!