icone de busca
iBahia Portal de notícias
CARNAVAL 2023

Deputada dá entrada em projeto de lei que proíbe pistolas de jato d'água no carnaval: 'Machismo recreativo'

foto autor

Redação iBahia

24/02/2023 às 15:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Deputada dá entrada em projeto de lei que proíbe pistolas de jato d'água no carnaval: 'Machismo recreativo'
Foto: Sergio Pedreira / Ag. Haack

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) divulgou nesta sexta-feira (24) que deu entrada no Projeto de Lei (PL) que proíbe pistolas de jato d'água no carnaval e outras festas populares da Bahia. A ação foi tomada depois de uma mulher ser encurralada e agredida por integrantes do bloco "As Muquiranas", que tradicionalmente usam esse tipo de objeto durante o desfile.

"Chega de machismo recreativo, como acontece no bloco 'As Muquiranas'. Molhar o cabelo, a roupa para transparecer os seios e partes íntimas das mulheres não é engraçado. É humilhante", disse a parlamentar.

Leia também:

A deputa defendeu ainda que as autoridades precisam tomar providências para que "possam dar um basta nas brincadeiras misóginas".

Pedido do Ministério Público

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com pedido à Polícia Civil para investigar um grupo de foliões das “Muquiranas” que encurralaram e agrediram uma mulher no carnaval de Salvador, na terça-feira (21). O caso aconteceu no Circuito Osmar (Campo Grande).

De acordo com o órgão, também foi instaurado um procedimennto próprio para apurar os fatos. O MP informou que aguarda a colaboração da vítima, para obter informações adicionais que auxiliem nas apurações e possível punição dos autores.

Durante todo o carnaval, o MP-BA fez campanhas por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero e em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid). Ao todo, foram registrados seis casos de importunação sexual durante a festa.

Mulher encurralada

Uma mulher foi atacada por homens integrantes do bloco ‘As Muquiranas’, na terça-feira (21), em um trecho do Circuito Osmar, no Campo Grande. Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver que a vítima é atingida por jatos de água e é empurrada várias vezes.

Ela não consegue sair de uma grande roda criada pelos foliões até a chegada de agentes da Guarda Civil Municipal. A vítima é acolhida pelos agentes e um dos homens até tenta apontar a mulher como agressora. Mas, ele não tem sucesso.

A situação de assédio viralizou nas redes sociais e muitas mulheres pediram para que o bloco tome uma providência.

Leia mais sobre Carnaval 2023 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Carnaval 2023