icone de busca
iBahia Portal de notícias
CARNAVAL 2023

Mais de mil roubos e furtos foram registrados no carnaval de Salvador; confira balanço

Ainda assim, segundo SSP-BA, houve redução de quase 200 casos em comparação com 2020

foto autor

Redação iBahia

22/02/2023 às 16:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Mais de mil roubos e furtos foram registrados no carnaval de Salvador; confira balanço
Foto: Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou nesta quinta-feira (22) o balanço do setor durante os dias de carnaval em Salvador e em outras cidades do estado.

Na capital baiana, os números da violência chamaram atenção, mas, ainda assim, apresentaram reduções, segundo os dados publicados pela pasta.

Leia também:

Somente em relação a roubos e furtos, foram registradas 1089 ocorrências - o que equivale a uma redução de 12.67% em relação a 2020, quando 1247 casos foram registrados.

Já as lesões, ocasionadas na maioria das vezes por brigas saíram de 120, em 2020, para 58 casos este ano. Uma queda de 51.67%.

Prisões e apreensões

Durante o carnaval na capital, ações ostensivas da PM e com equipes infiltradas da PC resultaram em 42 prisões em flagrantes por roubo, furto, tráfico de drogas e brigas.

Nos Portais de Abordagem e em ações pontuais dentro dos circuitos a polícia apreendeu uma pistola e cerca de 1.300 armas brancas (espada, facas, canivetes, entre outros).

Ao todo, 79 foragidos da Justiça foram capturados com auxílio do sistema de reconhecimento. Foram 46 no circuito Dodô (Barra/Ondina), 19 no Osmar (Campo Grande), 11 no circuito Batatinha (Centro Histórico), um no carnaval de bairro de Itapuã, um na festa de Camaçari e o último no carnaval de Santo Estevão, no interior.

Conforme a SSP-BA, eles tinham mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo, estelionato, furto e porte ilegal de arma de fogo.

Entre os criminosos encontrados pelo Reconhecimento Facial está um ex-soldado do Exército Brasileiro, integrante de uma organização criminosa presente no bairro de Valéria. Além de homicida e traficante, ele treinava comparsas para uso de fuzil e atuação em confrontos, conforme divulgou a pasta.

Já o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atendeu 664 ocorrências, nos circuitos Batatinha, Osmar e Circuito. Dessas, 651 atendimentos pré-hospitalares, 13 de busca e resgate, além de 1.209 orientações e ações de prevenção.

Também foram distribuídas mais de 20 mil pulseiras coloridas de identificação para crianças e pessoas com necessidades especiais foram distribuídas.

Folia em Paz

Durante as ações duas armas de fogo foram apreendidas, 24 pessoas foram conduzidas a delegacias territoriais, 12 pessoas foram presas em flagrante, dois mandados de prisão foram cumpridos e houve o registro de 17 ocorrências de apreensões de drogas.

Foram abordadas 5861 pessoas, 782 carros, 1.037 motos, 180 coletivos, 112 táxis, 832 pontos de ônibus e cinco veículos foram recuperados.

Rodovias estaduais

Durante operações nas rodovias estaduais realizadas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foram abordados 9.864 veículos e 10.027 pessoas nos seis dias de carnaval.

Nesse período houve apreensão de duas armas de fogo, três pessoas foram presas em flagrante, duas pessoas foram conduzidas a delegacias, seis veículos foram recuperados, 92 veículos foram retidos, foram atendidas 12 ocorrências de acidentes e socorridas quatro pessoas com ferimentos graves.

Além disso, as equipes da Polícia Militar realizaram atendimento a 91 turistas.

Leia mais sobre Carnaval 2023 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Carnaval 2023