Depois de toda a cerimônia, é chegada a hora do jantar ou coquetel para que os noivos e convidados aproveitem e se divirtam bastante na pista de dança. E para repor toda essa energia horas depois que o banquete principal foi servido, muitos casais apostam no 'Lanchinho ou Menu da Madrugada'. Como o próprio nome diz, ele é servido de madrugada, quando os convidados já estão aproveitando tudo na pista e o jantar e sobremesa já foram servidos há algum tempo. O propósito é servir pequenas porções, de maneira prática, onde são chamados de finger foods (comidas para se comer com os dedos), para que ninguém tenha a necessidade de sair da pista de dança.
A ideia já vem sendo utilizada cada vez mais pelas empresas que trabalham em casamentos, fazendo que com o menu tradicional fosse adaptado para a versão mini. Segundo a dona de um buffet em Salvador especializado em casamentos, Taís Valente, esse serviço cabe em todos os tipos de cerimônias. "Cabe tranquilamente. Quando se pretende ter uma recepção com o ponto alto será a pista de dança, porque não acariciar o paladar e a reposição de energia dos convidados", disse a empresária que, junto com seu irmão Victor Valente, fizeram uma sociedade para atenderem aos noivos.Para a empresária, a tendência já caiu no gosto de muitos casais e tem tudo para crescer em Salvador. "Todos aceitaram muito bem essa tendência do menu da madrugada e acredito que tende a crescer a cada dia. Os convidados sentem-se muito mais acolhidos, pois enquanto estão se divertindo na pista de dança têm a possibilidade de se deliciar com guloseimas, que muitas vezes nos remetem à nossa infância, como os mini hambúrgueres, mini hot dog, milk shake, pastel, dentre outros", conto em entrevista ao iBahia. Ainda segundo Taís, em Salvador, as cerimônias terminam, no máximo, entre 4h e 5h da manhã, então é bom escolher um horário ideal para servir o “lanchinho da madrugada”. "Sugiro, que após a meia noite. Ressalto apenas, que se no evento tiver serviço de jantar, devemos estender um pouco para mais tarde esse serviço, que passará a ser servido por volta de 01:00 da manhã. Salvador é uma cidade motivada pela música, pelas festas, pelo misticismo, quando se fala em celebração e recepção de casamento, tudo passa ser visto de uma forma mais tradicional, então mantenha-se o serviço habitual contemplando o jantar e depois de 2horas/3horas após o jantar entre em cena o serviço volante com a comidinhas que além de práticas, deliciosas, tem uma apresentação divertidíssima", explica.
A moda 'comfort food' nos casamentos pede um cardápio especial para os convidados e que também se adapte ao estilo de cerimônia que está sendo realizada. "Se tratando de comidinhas da madrugada, normalmente petiscos simples e rápidos, lanches, tudo que é fácil de comer. Os que comandam a preferência dos noivos e convidados são consommé (caldos quentes), que podem ser de macaxeira com carne seca, de camarão, para o que curtem algo mais light, o caldo verde. Pedem muito também, os mini hambúrgueres, os mini churros com bastante doce de leite servidos em taças, os tostex, que podem ser os tradicionais de queijo e presunto, só queijo ou se preferir algo mais sofisticado o tostex de Brie com Parma. Já servi no menu da madrugada, tropeiro mineiro e moqueca de camarão com pirão de dendê, o primeiro servido em tacho em cobre e o segundo, servido em mini panela de barro com cesto de palha, já que os noivos eram cada um de uma cidade, ele mineiro e ela baiana. Misturamos tudo, foi um sucesso, todos ficaram encantados", conta.Mas se o casal é daquele fitness e quer criar opções mais saudáveis para esse momento, incluir comidas saudáveis no cardápio é uma ótima escolha. "Estamos vivendo cada vez mais momentos que as pessoas estão se cuidando e reduzindo as calorias no que comem, então se torna totalmente viável e elegante colocar um serviço light aos convidados, ficando à escolha de cada um, o que gostaria de ser servido. Atende também aqueles que são vegetarianos", explica Taís.
A forma como as comidas são servidas também faz toda diferença no casamento. Seja em mini pratos para servir em bandejas ou deixar as comidinhas disponíveis em um buffet, a intenção sempre deve ser fazer com que os convidados se sintam à vontade para se servirem. "Isso vai depender muito da vontade dos noivos, pode ser dispostos em uma ilha próxima a pista de dança ou em um serviço volante servidos pelos garçons. Em minha opinião, o servido volante fica mais adequado à proposta da lanchinho da madrugada, trazendo aos convidados, familiares e noivos mais comodidade".
Pipoca, picolé e mini pizzas são ótimas escolhas para compor o 'menu da madrugada' |
Taís e seu irmão, Victor Valente, são sócios de um buffet de Salvador especializado em casamentos |
A intenção é servir pequenas porções, que são chamadas de finger foods, para que ninguém precise sair da pista de dança |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade