Foi-se o tempo em que o homem tinha o dever de preparar todo um momento para pedir a mão da sua namorada em casamento. Atualmente, as mulheres têm deixado de esperar por isso e estão tomando a frente na hora de entregar a aliança de noivado."As mulheres podem, sim, fazer o pedido e sem constrangimento. Essa postura mostra uma nova perspectiva de valores e costumes inseridos na sociedade, que tendem a mudar com o avanço das décadas", é o que afirma Alexandre Bez, psicólogo e especialista em relacionamento pela Universidade de Miami (EUA) em entrevista que deu no ano passado ao portal UOL.E foi desse jeito, com direito a joelhos no chão e acompanhada de uma aliança nas mãos que a analista de Recursos Humanos, Roberta Morgana, de 23 anos, resolveu pedir seu então, na época, namorado, Joilton Barreto, em casamento. A história dos dois começou ainda no colégio em 2006, quando eles estudaram na mesma sala e se tornaram grandes amigos.
Até que no final do mesmo ano os pais dele tiveram que se mudar para Macaé, município do Rio de Janeiro. "Ele precisou ir embora, mas continuamos a amizade através de mensagens e telefone. Foram seis anos morando no Rio e ele voltava pra Salvador apenas nas férias. Foi quando que em uma dessas voltas a gente acabou ficando", relembra Morgana que que nesse intervalo de seis anos teve um relacionamento de 3 anos e ele um casamento onde teve uma filha. Mesmo Joilton casado e ela namorando, os dois mantiveram a amizade a distância. Foi quando em 2012 ele se separou, voltou pra Salvador e os dois resolveram ficar juntos. Com uma filha no Rio de Janeiro, ele precisou voltar para a cidade e levou Morgana, onde moraram juntos por três meses. Durante esse tempo, a jovem afirma que tinha certeza que aquele seria o momento certo para reconhecer que precisavam ficar juntos. "Os anos de amizade e o tempo que passamos longe me fizeram ter motivação para pedi-lo em casamento e quando conseguimos ficar juntos já nos conhecíamos bastante para avançarmos na relação", disse. O pedido foi durante uma conversa sobre a mudança de volta para Salvador em fevereiro de 2013. "Chamei-o para conversar e então falei que já que iríamos morar juntos em Salvador, eu queria representar nossa relação com uma aliança, ou seja, um noivado", detalhou a jovem que já estava preparada com duas alianças. Sobre a atitude da futura esposa, Joilton conta que isso foi bem o jeitinho dela: surpreendente. "Fiquei muito surpreso, não esperava essa atitude dela. Mesmo já tendo passado por uma experiência a pouco tempo de casamento, que não deu certo, não tive medo de aceitar o pedido dela. Afinal, era de uma mulher maravilhosa e que iria valer a pena abrir mão de qualquer vida de solteiro". O casamento ainda não tem data, mas já rendeu bons frutos. Durante os três anos e quatro meses de relação, nasceu Henrique que hoje está com 10 meses e só enche a vida dos dois de alegria. "Hoje temos uma ótima relação. Moramos juntos, mas ainda não oficializamos o casamento. Estamos nos preparando para 2016", programa.
Outra mulher que também esqueceu o papel masculino e pediu o namorado em casamento, foi a estudante Lohana Ribeiro. Ela e Deivissin estão juntos há 11 anos e em setembro de 2013 a jovem resolveu pedi-lo a mão dele."Depois de uma briga, conversamos e falei pra ele que precisávamos assumir um compromisso sério ou então não daria certo. Foi quando pedi a mão dele em casamento e ele aceitou". Os dois oficializaram o pedido em dezembro do mesmo ano em Salvador. O casal comprou um apartamento e em junho deste ano vão morar juntos. "Eu e minha sogra estamos organizando tudo e pretendemos nos casar em janeiro de 2017", conta.
Dicas Mesmo com toda essas histórias lindas de amor, é necessário que a mulher analise e escolha o momento certo para fazer o pedido ao seu companheiro. "As mulheres assumem postos de chefia que exigem extrema autoridade e muitas acabam levando esse papel para suas casas e decidindo sozinhas que chegou a hora de casar, não levando em consideração o momento que seu parceiro está vivendo, o envolvimento do namoro e as chances de tudo dar certo", alerta Rafael Higino Wagner, psicólogo e coaching amoroso da Agência Free Love, em entrevista ao 'UOL'Outro ponto importante na hora de pedir o namorado em casamento é entender que nem todo homem vê esta atitude feminina da melhor forma. O principal é se certificar de que o seu namorado não tem esse tipo de pensamento. "Alguns ainda gostam de tomar sempre a rédea das situações. Então, se seu namorado já dei indícios de que gosta de decidir tudo, é interessante sugerir a ele o momento do pedido, ao invés de agir de primeira", aconselha o especialista.
Morgana e Joilton em 2006, ano em que se conheceram |
O casal com o pequeno Henrique, de 10 meses |
Lohana e Deivisson estão juntos há 11 anos |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade