O anúncio de uma possível série adaptando os sete livros de "Harry Potter", trouxe à tona os casos polêmicos que envolvem a produção da franquia. Apesar do sucesso entre os fãs, os bastidores são marcados por por acusações de antissemitismo, casos de violência doméstica e, mais recentemente, transfobia da autora.
O iBahia reuniu as principais histórias e polêmicas de bastidores da franquia cinematográfica do bruxo. Confira abaixo:
Leia também:
1. Transfobia
O caso mais recente diz respeito à autora dos livros e criadora do universo, J.K Rowling. A escritora fez comentários transfóbicos na internet, após defender que pessoas transgêneros devem ser definidas pelo sexo biológico, anulando o debate sobre identidade de gênero. J.K Rowling também publica constantemente casos envolvendo pessoas transexuais.
2. Atores envolvidos em violência doméstica
Após o encerramento da franquia nos cinemas, o universo de "Harry Potter" foi expandido com "Animais Fantásticos e Onde Habitam". No entanto, além da polêmica envolvendo J.K Rowling, que também atua como roteirista nos novos filmes, o ator Johnny Depp, um dos protagonistas da trama se envolveu em caso de violência doméstica. Ele foi acusado pela ex-mulher, a atriz Amber Heard. Na época, J.K Rowling defendeu o ator.
3. Garry Oldman acusado de agredir a esposa
Johnny Depp não foi o único ator envolvido em caso contra violência da mulher. Garry Oldman, conhecido por interpretar Sirius Black a partir de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi acusado de agredir a ex-esposa Donya Fiorentino na frente dos dois filhos em 2011.
"Assim que peguei o telefone para ligar para a Polícia, Gary colocou as mãos no meu pescoço e apertou. Eu recuei com a base do telefone e tentei discar para o 911. Gary pegou o telefone da minha mão e me bateu no rosto com o aparelho por três ou quatro vezes. Meus dois filhos estavam chorando", relatou a ex-esposa do ator.
Oldman negou as acusações e afirma que o ocorrido teria sido diferente.
4. Antissemitismo
O humorista judeu Jon Stewart criticou a caracterização dos duendes da saga, apontando como antissemita, ou seja, preconceito contra semitas, em especial o povo judeu. Segundo ele, as características dos personagens se parecem com a do livro antissemita "The Protocols of Elder Zion".
5. Acidente
Durantes as gravações de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1", o dublê de Daniel Radcliffe, David Holmes, sofreu um acidente ao ser jogado contra uma parede. A ação fazia parte de uma sequência de voo do filme. Na época, ele tinha 25 anos, quebrou o pescoço e ficou paraplégico.
6. Atores presos
O ator Jamie Wayllet, que vivia o personagem Vincent Crabbe, aluno da Sonserina e amigo de Draco Malfoy, foi preso em 2009 por porte de drogas. Por causa disso, ele não participou dos dois últimos filmes da franquia. O personagem foi substituído por outro aluno de Hogwarts.
7. Assassinato
Roberto Knox, que viveu Marcus Belby em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" foi morto aos 19 anos, ao evar uma facada para proteger o irmão em uma briga de bar.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!