Marcada para o dia 30 de maio, a cerimônia da XI edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro presta homenagem ao diretor, produtor e roteirista Cacá Diegues. Completando 50 anos de carreira, Diegues é um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro desde o período do Cinema Novo. O cineasta dirigiu 17 longas-metragens e 12 curtas-metragens, com mais de 20 prêmios internacionais, como o de melhor filme para Bye Bye Brasil no Festival de Londres. Na décima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a Academia Brasileira de Cinema homenageou Lucy e Luiz Carlos Barreto, o "casal Barretão".
Grande Prêmio do Cinema BrasileiroPromovido pela Academia Brasileira de Cinema, a premiação, também conhecida como "Oscar Brasileiro", é composta por duas etapas. Na fase de indicação, cinco obras de cada categoria que passarão para a etapa seguinte são escolhidas pelos membros do Conselho Acadêmico da Academia, por meio dede uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada ao Conselho Acadêmico, que escolhe, então, os vencedores.
Veja maisFilme Bahêa Minha Vida ganha prêmio de melhor documentário em SPQuatro filmes baianos entram na disputa do 'Oscar brasileiro' "Tropa de Elite 2" é o grande vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2011