icone de busca
iBahia Portal de notícias
CINEMA

Cineasta baiano Geraldo Sarno morre aos 83 anos

Sarno estava internado no Copa D'Or, no Rio de Janeiro, há um mês em decorrência de complicações da Covid-19

foto autor

Redação iBahia

23/02/2022 às 11:32 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:49 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O cineasta baiano Geraldo Sarno morreu na noite de terça-feira (22), aos 83 anos. Ele estava internado no Copa D'Or, no Rio de Janeiro, há um mês em decorrência de complicações da Covid-19. Natural de Vitória da Conquista, Geraldo havia tomado 3 doses da vacina.

"Viramundo", primeiro filme de Geraldo, filmado em São Paulo, faz parte da história do cinema brasileiro. É possível assistir ao longa na íntegra no site do diretor.

O filme traz a nova imagem da classe operária brasileira, a do camponês de origem nordestina corrido da seca e da fome, e do surgimento de um sistema religioso neopentecostal, hoje hegemônico no Brasil. "Viramundo" foi lançado semanas antes do Golpe Militar.

Em 2008, recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília, pelo filme "Tudo isto me parece um sonho", sobre a história do general pernambucano Ignácio Abreu e Lima, que, ao lado de Simon Bolívar, participou de batalhas que resultaram na libertação da Colômbia, Venezuela e Peru da Coroa Espanhola no século XIX.


Além de diretor, Geraldo era também roteirista, tendo roteirizado cinco obras, como "O Picapau Amarelo", em 1937, e "Brasil Verdade", em 68.

Leia mais notícias sobre Cinema em iBahia.com.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cinema