SINOPSE:
O árduo processo criativo e a criação, o criador e a criatura. "Microponto Poético!" é uma ficção baseada nas obras de Glauber Albuquerque e no próprio escritor, condensando em dois minutos as nuances dos personagens dos seus contos com o cotidiano do seu criador e sua busca pelo cerne da sua alma: A poesia.
FICHA TÉCNICA:Roteiro e direção: Gabriel Ormuz Machado
Fotografia: Thyago Bezerra
Edição: Ihago Alech
Atuação e poesia: Glauber Albuquerque.
Musica: Verão,Vivaldi
ENTREVISTA COM DIRETOR:O que te levou a criar esse vídeo?Um amigo de infância, Glauber Albuquerque é um contista/poeta e por ocasião, a Bienal do Livro de São Paulo abriu um concurso em que o escritor mandava um vídeo a partir da sua obra e concorria a publicação do seu livro, então, o Glauber me pediu que fizesse um vídeo para ele. Analisei seu obra (que eu já conhecia) e alguns pormenores do seu processo criativo, bolei um roteiro, juntei uma pequena equipe e botamos a mão na massa.
Como foi o processo de produção deste vídeo? Ganhou patrocínio ou foi investimento próprio?O processo de produção foi o mais simples possível, analisei a estética do trabalho dele, juntei algumas informações, escolhi um de seus poemas, e escrevi um roteiro com coisas que tínhamos disponíveis a mão. Claro, o Glauber acompanhou o processo avaliando as cenas. Quando decidi que modalidade de vídeo criaríamos pensei que seria trivial fazer um doc falando a obra do escritor, como vários vídeos da Bienal o foram, então por que não experimentar fazer um clip de poesia? A equipe aprovou e a musica que acompanha o vídeo foi decidida desde a criação do roteiro. Sobre os recursos financeiros posso dizer que o vídeo foi todo feito com dinheiro próprio com custo quase zero, aliás, é perceptível que não tínhamos equipamento de som necessário por exemplo. Se lembro bem o único custo foram umas cervejas que o Glauber pagou depois do Set, rsrs.
Fale um pouco da sua experiência como diretor realizador do audiovisual. Um breve curriculum.
Sou aluno do B.I de Artes/ Cinema e Audiovisual, e minha maior experiência é na escrita de roteiros, apesar de ter dirigido alguns trabalhos, que vão de Propaganda de Vereador a curtas metragem ficcional (Recordar é viver! - em processo de finalização), fazendo assistência em outros (O Ritmo além do ritmo de Isbela Trigo, A falência da família cristã de thyago Bezerra) e fora alguns documentários (Boca do rio, História Cinzas) além de já ter atuado tanto em teatro como no cinema. Acredito que o grande diferencial do Microponto Poético foi ter trabalhado exclusivamente com amigos que fez com que o processo fosse realmente coletivo e mais divertido.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade