|
---|
Antonio Pitanga e Luisa Maranhão em cena de A Grande Feira |
Com apoio da cinemateca nacional, acaba de ser restaurado o filme 'A Grande Feira', de 1961. O filme, dirigido por Roberto Pires, marcou o início do cinema novo e foi filmado na Feira de Água de Meninos, em Salvador. Além de peça de ficção com atores profissionais e amadores, o filme guarda o retrato vivo da antiga feira.
Veja também:Conheça o
Mundo Rock iBahiaPrograme-se com a Agenda de
Shows e
TeatroVisite o Canal de
Cinema do iBahiaGosta de arte? Acesse a agenda de
Exposições A restauração foi uma iniciativa do Instituto Memória Roberto Pires (Memória RP), e traz nos extras o documentário 'O Cinema foi à Feira', com roteiro de Paulo Hermida. O curta inclui depoimentos inéditos do cineasta e de parceiros como Rex Schindler, Antônio Pitanga e Orlando Senna. A produção conta também com uma cena de reconstituição da gravação de
'A Grande Feira', filmada no antigo Mercado do Ouro e tem Roide Pires, filho do diretor, representando o pai.Além de 'A Grande Feira', o Memória RP também restaurou o primeiro longa baiano, o clássico
'Redenção' (1959), e
'Tocaia no Asfalto', todos de Roberto Pires. Os três longas-metragens devem ser lançados em um box comemorativo previsto para o final de 2012. Obras cinematográficas de Alexandre Robatto também estão sendo restauradas pela instituição.
|
---|
Exibição na inauguração da Sala Roberto Pires, na ABI |
Sala Roberto Pires Outra novidade trazida pelo Memória RP, fundado em 2009, por Petrus Pires (filho de Roberto Pires) com o objetivo principal de trabalhar na preservação e difusão do cinema baiano, é a abertura da Sala Roberto Pires, localizada na Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Inaugurada no dia 2 de junho, a sala possui 25 lugares, tela de projeção digital com 1,7 metros de altura e tratamento acústico. O local ainda abrigará mostras e sessões especiais de obras de artistas locais e regionais.