icone de busca
iBahia Portal de notícias
CINEMA

MJ reclassifica 'A Lagoa Azul' para maiores de 12 anos

Filme se tornou um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde

foto autor

Redação iBahia

22/04/2017 às 13:15 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Um dos maiores clássicos românticos da Sessão da Tarde, "A lagoa azul" teve sua classificação indicativa alterada de livre para não indicada para menores de 12 anos. A mudança, anunciada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, se deu após a reclamação de um cidadão, provavelmente após a exibição do filme em março passado.
Foto: Reprodução
De acordo com o despacho, após processo administrativo os funcionários do Ministério da Justiça identificaram no filme "tendências de: 'ato violento' e 'apelo sexual', sendo este segundo de forma reiterada, predominantemente incompatível com a publicação realizada anteriormente. Por isso, o filme foi reclassificado como "não recomendado para menores de doze anos", por conter: violência e conteúdo sexual."
Como todo o Brasil deve lembrar, o filme conta a história de Emmeline (Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins), duas crianças que sobrevivem a um naufrágio junto com um velho marinheiro, Paddy Button. Quando Paddy morre, os dois precisam se virar sozinhos e, ao chegar à adolescência acabam descobrindo a sexualidade e se apaixonando.
O filme tinha a classificação "livre" e desde 1995 foi exibido várias vezes na TV Globo e no SBT — sempre no horário da tarde. Convém notar que a classificação indicativa atualmente não impede a exibição do programa; funciona apenas como uma sugestão aos pais. Confira o texto completo do Diário Oficial da União:
CONSIDERANDO a denúncia enviada por cidadão, que informa sobre uma suposta incompatibilidade entre o conteúdo apresentado e a autoclassificação do filme como "Livre". CONSIDERANDO que a emissora exibiu a obra como "Livre" baseando-se na publicação do D.O.U do dia 01 de agosto de 1995, Portaria 00080, não incorrendo, portanto, em qualquer irregularidade.
CONSIDERANDO o estabelecido no Artigo 28, Parágrafo Único, que especifica que "mediante denúncia fundamentada ou monitoramento, será instaurado processo administrativo e o DPJUS poderá reclassificar de ofício a obra audiovisual autoclassificada".
CONSIDERANDO que durante a análise do filme "A LAGOA AZUL - VERSÃO EDITADA" foram identificadas as tendências de: "ato violento" e "apelo sexual", sendo este segundo de forma reiterada, predominantemente incompatível com a publicação realizada anteriormente, resolve: Reclassificar ex-ofício a obra "A LAGOA AZUL - VERSÃO EDITADA" como "não recomendado para menores de doze anos", por conter: violência e conteúdo sexual."

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cinema