A tragédia do Motel Mustang está marcada na história de Salvador. Há 35 anos, o espaço sofreu um deslizamento de terra, que deixou 9 pessoas mortas na Avenida Suburbana. O acontecimento invade a literatura por meio da ficção de Marcus Vinícius Rodrigues e é Ricardo Ishmael quem conta os bastidores da obra no videocast Clube do Livro.
Segundo Marcus Vinícius, o incidente poderia ter sido evitado, já que a estrutura do local demonstrava instabilidade. Os pequenos problemas já eram motivo de preocupação entre os funcionários do estabelecimento.
Leia também:
"Era uma tragédia anunciada. Já tinha acontecido um deslizamento naquele barranco. Alguns quartos já estavam interditados. Houve uma reunião da direção com os funcionários no dia 19 [dia da tragédia] e eles mandaram continuar funcionando", disse Marcus.
O autor explicou ainda que decidiu incrementar a história com uma linha ficcional para retratar com mais exatidão as histórias contidas naquele acontecimento.
"Acho que a ficção entra de uma maneira importante porque só ela dá conta de retratar como aquelas pessoas se sentiram. Meu objetivo era esse: criar as minhas personagens para viverem aquela situação, para que a gente pudesse entender como eram aqueles casais, aqueles funcionários, a vizinhança e o luto", contou.
Outro traço presente na obra é o erotismo. Para Marcus, esse é um dos fatores que o fizeram mergulhar na história para apresentá-la também com esse aspecto.
"Eu me aproximei da história do Motel Mustang por causa do erotismo. Eu estava planejando um livro erótico, eu propus à editora um livro erótico para fazer uma antologia sobre vários escritores, que virou o 'Eros sobre os Abismos', mas a primeira ideia que eu tive foi o Motel Mustang", explicou.
O autor citou ainda que criar personagens ficcionais o auxiliaram na contação da história real, trazendo um pouco mais de 'leveza' à tragédia.
Tragédia do Motel Mustang
A tragédia do Motel Mustang aconteceu no dia 19 de maio de 1989. Salvador enfrentava um período chuvoso, quando a tragédia aconteceu. No total, nove pessoas morreram, entre casais, funcionários e os donos do estabelecimento, que ficava no Subúrbio Ferroviário e Salvador.
No dia do acidente, o motel foi atingido por 30 toneladas de terra do morro de Boa Vista do Lobato. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a causa provável para o deslizamento foi o rompimento de cortinas de contenção do morro que ficava acima do motel.
Ricardo Ishmael
Ricardo Ishmael
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!