“Precisamos de muita disponibilidade, persistência, foco e principalmente atenção para acompanhar as tendências do mercado”, esses são alguns conselhos que Alexandra Barreto, empresária, pastaia, chefe de cozinha, produtora e decoradora de festas (ufa!), compartilha com quem já empreende ou deseja empreender.
Hoje com 47 anos de idade, e 13 de atividade empreendedora, Alexandra sabe os desafios em criar um negócio e ainda precisar se reinventar ao longo dos anos. “Preciso estar altamente atualizada e reciclada. Ter ideias novas e liderar uma equipe de excelência, seja na produção ou em grandes eventos, são algumas das minhas provocações diárias”, explica.
Leia também:
Segundo o Sebrae, o Brasil possui hoje cerca de 10 milhões de mulheres empreendedoras em atividade, distribuídas, principalmente, entre as classes C, D e E. Ainda de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a quantidade de mulheres que geram emprego no país, cresceu cerca de 30% em 2021.
Em constante processo de inovação, Alexandra sabe que empreender não é uma tarefa fácil e explica que é necessário capacitação, persistência e resiliência. Vivendo atualmente um rebranding de sua marca, a empresária está transformando a atual Belle`s Gourmet, em Lê Docit, uma confeitaria premium, com referências de tradição da marca anterior, mas inovações em cardápio, processos e mix de produtos.
“Costumo dizer que para ter um negócio em gastronomia, precisamos ter a adaptabilidade da água, reconhecendo tendências, oportunidades e momentos de mudança. Empreender exige trabalho árduo – muitas vezes não vista pelo público, assim como reciclagens e escuta ativa dos nossos parceiros e clientes”, aponta.
Com uma nova linha fit, seguindo tendências de mercado e a demanda crescente dos consumidores, a Lê Docit traz a Lê Confit, como mesmo padrão de qualidade e sabor, mas sem glúten e lactose, ampliando ainda mais o mix de possibilidades.
“Esse é só mais um exemplo sobre como me mantenho atenta ao mercado e esse é mais um ensinamento que compartilho com quem empreende: ouça, questione, se permita e transforme. Vivemos um mercado em constante evolução, por isso precisamos ter flexibilidade, coragem e inventividade. Esse é o meu segredo”, conclui Alexandra.
Rodrigo Almeida
Rodrigo Almeida
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!