Autor publicado em mais de 70 países e com mais de 30 milhões de livros vendidos no Brasil, o psiquiatra e escritor Augusto Cury tem sido feliz em ver suas obras despertando o interesse de adaptação para o teatro e para o cinema. O best-seller “Nunca desista de seus sonhos” é mais uma delas, que ganhou uma versão com o mesmo título para os palcos (do próprio Cury). O processo, em que o médico exerceu uma participação muito intensa na concepção e no enredo da peça, chega neste fim de semana ao Teatro Jorge Amado, em Salvador.
Tendo como pano de fundo os estudos, memórias e experiências autobiográficas do Dr. Augusto Cury, o espetáculo “Nunca desista de seus sonhos” cruza as histórias de Camila (uma mãe e psiquiatra), Helena (sua estagiária), João Pedro (o filho), Rafael (seu paciente) e da própria personificação e alter ego do psiquiatra. A partir de situações vividas por essas e outras personagens, a montagem aborda uma série de assuntos relacionados às temáticas do livro, desenhando um painel cotidiano dos anseios, desejos, sonhos, medos e contradições das relações humanas.
Leia também:
A peça nos apresenta um mosaico amplo e diverso que retrata algumas síndromes sociais que não são tão bem gerenciadas; desde uma rotina familiar - expressa num vínculo de deficiência de cumplicidade e empatia entre mãe e filho - até a expansão da consciência sobre o sentido da vida e da importância dos sonhos e da esperança. Relatos e teorias que buscam inspirar uma perspectiva otimista do mundo e, da compreensão mais profunda das nossas fragilidades, qualidades e defeitos.
Além disso, o roteiro traz as reflexões de como podemos contribuir para alimentar os nossos sonhos e para termos maior controle sobre nossos pensamentos. Pois como afirma o autor: “Pensar em excesso, sem gerenciamento, asfixia a nossa saúde mental”.
Ao longo dessas narrativas, somos provocados a pensar sobre nossos estilos de vida, nossas fugas emocionais, nossas frustrações, sobre as nossas necessidades de consumo, os contrastes de gerações, os nossos vazios existenciais e os obstáculos que criamos para a nossa própria felicidade. E ainda como é possível observar que muitos desses mecanismos são criados pela nossa própria mente para dificultar o reordenamento e a tomada de decisões para a realização dos sonhos. Mas, como bem diz uma outra passagem do texto, “Quem sonha sem riscos, vence sem glórias”.
Com direção de Rogério Fabiano e elenco formado por Myrian Rios, Nizo Neto, Mari Feil e Murilo Cunha, o espetáculo integra o programa da 22ª edição do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro. Vale ressaltar ainda a atualidade desse trabalho, principalmente, ao falar no tema da “desintoxicação digital”, dos isolamentos e individualismos - que se aprofundam a partir do uso excessivo das mídias móveis e aplicativos e, sobretudo, de como tudo isso se agrava num contexto de pandemia. Embora todos esses temas estejam presentes, a mensagem é de esperança e de um mundo melhor para - como ensina a peça - “quem faz das pequenas coisas um espetáculo aos seus olhos”.
Espetáculo “Nunca desista de seus sonhos”
- Dias: 30 e 31 de julho
- Horário: sábado, às 20h, e domingo, às 19h
- Local: Teatro Jorge Amado
- End.: Av. Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba, Salvador - BA
- Duração: 1h10min
- Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no Sympla
- Mais informações: (71) 2137-5426
- Classificação: 16 anos
Quer saber mais?! Confira na agenda ‘De Resenha’ no nosso instagram!
Leia mais sobre De Resenha no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Arlon Souza
Arlon Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!