No Dia Mundial de Combate ao Câncer, convido você a refletir sobre algo profundo: será que a falta de autoconhecimento é como um câncer silencioso? Algo que cresce sem que percebamos, tomando conta de nossa vida, até que, de repente, nos vemos sem direção, sem propósito, sem a essência de quem realmente somos?

Vá por mim, a verdadeira transformação ocorre quando mudamos tanto que as pessoas que nos conheciam precisam nos redescobrir. Não é sobre agradar os outros, mas sobre uma evolução genuína, refletindo o melhor uso do nosso tempo e das nossas escolhas.
Leia também:
Como psicólogo, sei que essa mudança exige ir além da superfície.

Transformar-se é um processo que exige coragem e vontade de enfrentar os desafios internos. O verdadeiro trabalho está em olhar profundamente para dentro de si, confrontar as sombras e iluminar as partes que ainda desconhecemos.
Minha própria jornada ilustra essa realidade. Eliminei mais de 100 kg, sem cirurgia ou medicação, e mantenho essa transformação há mais de 10 anos. Porém, o maior aprendizado não foi físico, mas psicológico. Cada passo foi uma reconquista da minha verdadeira essência.

Acredito que é possível mudar de tal forma que, ao olhar para nós, as pessoas precisem redescobrir quem somos. Imagine alguém dizendo: “Ele era o último a chegar, agora é o primeiro. Ele era impaciente, agora é a paciência em pessoa. Ele vivia em desequilíbrio, agora transborda serenidade.”
A pergunta que fica é: você está disposto a fazer essa transformação? A redescobrir a si mesmo, deixar para trás as velhas versões e criar um caminho de autoconhecimento? E, mais importante, você está pronto para ser um exemplo para outros que buscam seu próprio crescimento?

Pois, assim como o câncer cresce de forma silenciosa e destrutiva quando não é identificado e tratado a tempo, a falta de autoconhecimento pode nos consumir sem que percebamos. Mas, ao nos dedicarmos à nossa transformação, ao enfrentarmos nossas próprias limitações, podemos interromper esse ciclo e nos tornar as versões mais plenas de quem realmente somos.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
