Em tempos de cancelamento, é muito importante falarmos nesse assunto. Numa época em que a opinião pública pode ser “lida, consumida e interpretada” através das redes sociais, tudo ficou mais veloz e urgente.
A gente aprendeu, ao longo do tempo, a apontar o nosso dedo julgador para as empresas. Mas hoje, com as mídias sociais, nós todos somos um alvo em potencial. Além das empresas, dos artistas e políticos, basta estarmos conectados às redes sociais para nos tornarmos uma possível figura pública. Isso pode ser bom ou ruim. Vai depender do direcionamento que você vai dar nas suas postagens.
Leia também:
Muitos clientes me perguntam nas consultorias o porquê da rede social ser tão relevante na construção da imagem profissional, se é algo de uso pessoal e restrito. Sempre tem muitas camadas para explicar e aplicar isso, mas resumindo: é importante e impacta na carreira de todos.
Negligenciar a imagem profissional como um ativo tão importante para a nossa carreira e como a construímos, pode gerar dor de cabeça a curto, médio ou longo prazo.
Construir uma imagem profissional positiva leva tempo, mas basta uma palavra ou uma atitude que levante suspeita, que desagrade à opinião pública ou que desagrade à empresa que você trabalha, que se perde uma carreira num estalar de dedos.
E aqui vão minhas 3 dicas para lidar com sua IMAGEM PROFISSIONAL:
- É sinônimo de credibilidade, portanto cuide e mantenha o seu desenvolvimento alinhado com as habilidades comportamentais que potencializam a sua imagem;
- A imagem empresarial está ligada à relação de confiança do seu público com seus produtos e/ou serviços. A imagem profissional está ligada ao seu posicionamento no mercado de trabalho, tem a ver com seus valores e a maneira como você comunica tudo isso;
- O que você fala, o que você posta e a maneira como você age tem que estar tudo alinhado. Caso contrário corre um sério risco de comprometer a sua imagem diante dos seus colegas, do seu público e do mercado de trabalho.
A sua imagem profissional é um quesito importante que você deve cuidar na trajetória da sua carreira. Uma última dica: não é apenas sobre a sua apresentação visual, mas também sobre as suas atitudes e qualidade da entrega do seu trabalho. É a sua reputação em jogo.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!