Se você está à procura de uma nova oportunidade ou está numa transição profissional, é importante estar presente nas redes sociais que têm foco e abordagem no desenvolvimento de carreira.

O LinkedIn, por exemplo, o mais conhecido aqui no Brasil, se tornou uma ferramenta para empresas e profissionais que trocam informações, promovem cargos para seleção e para aqueles que estão à procura de uma oportunidade. Mas não basta ter um perfil lá e pronto e achar que tudo se vai se resolver. Nessa rede social específica é preciso engajamento. Fazer parte de grupos que estejam alinhados aos seus interesses. Aliás, não só fazer parte, mas também participar com perguntas, opiniões e postagens.
Leia também:
Muito mais do que puro e simples networking, o LinkedIn se tornou uma ferramenta de inteligência relacional. Ou seja, não é uma plataforma para brigas como as outras. Você tem saber se posicionar profissionalmente com o intuito de evoluir e, também, colaborar e agregar valor interagindo com outros profissionais da sua área de atuação e com outras que parecem distantes do seu perfil profissional.
Lembrando que atualmente os setores de recrutamento e seleção das empresas dão uma olhada em redes sociais para selecionar seus candidatos. Muitas vezes ter um perfil engajado numa plataforma profissional, faz toda a diferença, justamente porque mostra o seu interesse pela busca e oportunidade no mercado de trabalho. Ah! É um equívoco pensar que é uma rede social só para executivos e cargos de liderança.
Confira 3 dicas para a utilização de REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS:

- Se você que ser visto, participe de grupos de pesquisas, de opiniões e daqueles relacionados à sua área de interesse. Mantenha a atividade, isso cria relevância para o seu perfil.
- Rede social profissional, não é área de confronto de opiniões. É uma esfera de colaboratividade para ver e ser visto. Exercer seu ponto de vista e respeitar o outro também.
- Escolha uma foto de perfil adequada e utilize uma forma de comunicação escrita mais apropriada para um ambiente profissional.
Tudo bem que ninguém é obrigado a ter redes sociais. Mas com a evolução tecnológica essa acabou se tornando uma ferramenta importante para análise de profissionais e troca de experiências.
Pra pensar: normalmente, você usa as redes sociais mostrando quem você é ou quem você acha que as empresas querem ver?

Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
