Algumas vagas de emprego vêm com a seguinte descrição: cargo para pessoas que conseguem trabalhar sob pressão. Algumas empresas têm procurado profissionais que apresentem esse perfil de sentido de urgência. Mas será que é tão simples assim?
Sentido de urgência não é sinônimo de impaciência e irritação. Esse é um perfil que sabe lidar com cenários de demandas urgentes e que exigem raciocínio rápido, apontado para soluções.
Leia também:
Uma característica importante no que diz respeito a esse perfil se refere ao cumprimento de prazos. Isso é essencial porque impacta diretamente na produtividade profissional e nos resultados em situações que exigem rapidez. Mas é preciso atenção para gerenciar essa habilidade, caso contrário esse sentido de urgência pode acabar virando um grande sabotador.
Se você é líder precisará saber como estabelecer prazos e entender qual ação impulsiona a seguinte, além disso, saber identificar na sua equipe quem consegue lidar com tarefas urgentes.
Por outro lado, se você faz parte de um time e tem esse perfil, provavelmente vai encontrar pessoas com um tempo diferente do seu e isso pode acabar lhe irritando. Mas ao invés de perder a paciência, que tal você procurar saber como pode ajudar a otimizar o tempo para o cumprimento das tarefas? Isso não significa tomar o trabalho para si e assumir a responsabilidade do outro. Lembre que assim como existem profissionais com esse tipo de perfil, existem outros que são mais protocolares e normativos e lidam com o tempo de uma maneira diferente.
Aqui vão 03 dicas para SENTIDO DE URGÊNCIA:
- Tenha sempre mente a organização de prazos do que você tem a cumprir para entregar o que lhe foi solicitado. Organize o seu tempo.
- Está achando que tem uma sobrecarga e não sabe por onde começar ou o que priorizar? Peça ajuda e orientação ao seu chefe. O que não pode acontecer é na última hora falar que não teve a capacidade de dar conta do trabalho.
- Para quem ocupa um cargo de liderança é preciso ter paciência para monitorar e assessorar a sua equipe. Esperar que todos cumpram prazos, sem uma supervisão adequada, pode não funcionar em cenários e tarefas que pendem por uma performance com sentido de urgência.
Se você não tem esse perfil, não se preocupe. Existem cargos que exigem justamente o contrário: querem profissionais mais normativos e protocolares. As empresas precisam saber colocar perfis certos alinhados com o que pede o cargo e, do outro lado, o profissional precisa de uma dose de autoconhecimento, para entender mais sobre o próprio perfil e aprender gerenciá-lo.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!