icone de busca
iBahia Portal de notícias
GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK

No seu trabalho tem gente que gosta de criar conflitos? Siga as dicas para evitar

Nem todo dia no ambiente profissional é um mar de rosas. O problema acontece quando o que era pra ser temporário se transforma numa inimizade

foto autor

Cristiano Saback

30/01/2023 às 8:00 • Atualizada em 03/02/2023 às 18:47 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					No seu trabalho tem gente que gosta de criar conflitos? Siga as dicas para evitar
Foto: Reprodução

Nem todo dia no ambiente profissional é um mar de rosas, não é verdade? O problema acontece quando o que era pra ser apenas um desentendimento temporário se transforma numa inimizade com disputas e divergências constantes.

Quando dou palestras em empresas falando sobre conflitos no ambiente de trabalho, sempre deixo claro que discordâncias são inevitáveis. Nem sempre se consegue unanimidade diante de uma ideia ou um posicionamento. O importante é saber que você pode gerenciar situações como essa, sem cair nas ciladas de guerra de egos que só levarão à improdutividade.

Leia também:

O ambiente profissional é diverso ou pelo menos deveria ser. É imprescindível maturidade para lidar com pessoas e opiniões diferentes. Num primeiro momento de conflito cada pessoa quer, a princípio, validar o seu ponto de vista e se sobrepor ao outro. Mas se isso for uma constante, vai perdurar de forma estressante para os envolvidos e isso afeta os colegas de trabalho também.

Mesmo com pontos de vistas diferentes é possível, sim, trabalhar juntos para obter bons resultados. Não, ninguém é obrigado a gostar de todo mundo, mas entender a existência de um propósito comum, seja de uma equipe ou da empresa como todo, coloca-se em foco a solução. Afinal, não é saudável, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, alimentar uma situação estressante, não é mesmo?

Então aqui vão as minhas 03 dicas para lidar com DESENTENDIMENTO NO TRABALHO:

  • 01 – Não transforme um desentendimento temporário numa guerra particular.
  • 02 – Se você tem envolvimento no conflito, assuma a responsabilidade, para encontrar soluções e parar de alimentar desentendimentos.
  • 03 - Num conflito o importante não é ganhar, mas saber como pontos de vistas diferentes podem colaborar numa solução. Se persistir procure a ajuda de alguma liderança para mediar essa situação.

Lembre-se de uma coisa: não dá pra crescer pessoalmente e nem profissionalmente quando se quer ter razão o tempo todo.


				
					No seu trabalho tem gente que gosta de criar conflitos? Siga as dicas para evitar

Leia mais sobre Empregos no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
AUTOR

Cristiano Saback

AUTOR

Cristiano Saback

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback