icone de busca
iBahia Portal de notícias
Gestão e Carreira

O desafio de gerenciar equipes

Siga as dicas para entender melhor sobre como gerenciar perfis e habilidades dentro da sua equipe

foto autor

Cristiano Saback

11/11/2024 às 8:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Até a década de 1990, as empresas estavam bem preocupadas em contratar profissionais que estivessem capacitados tecnicamente para o cargo, ou seja, com alguma formação ou experiência na área. Mas desde o início dos anos 2000, a procura por profissionais com jogo de cintura para gerenciar equipes aumentou. Atualmente, as empresas, além de buscarem profissionais capacitados para o cargo, valorizam também as soft skills: habilidades comportamentais que potencializam a forma de liderar equipes.


				
					O desafio de gerenciar equipes
O desafio de gerenciar equipes. Foto: Studioroman / Canva

Muitas vezes, no meu trabalho de consultoria e treinamentos, até identifico profissionais no cargo certo justamente porque têm a competência para ocupá-lo, mas, por outro lado, apresentam dificuldades para desempenhar bem as suas funções por falta de habilidades. Quando isso acontece, pode-se acabar comprometendo resultados. Muito se espera de uma equipe e de cada profissional que a compõe, mas cada um tem um perfil comportamental próprio.

Leia também:

Então é preciso entender como cada um funciona, para que as funções sejam delegadas de forma mais assertiva. Por exemplo, não adianta colocar alguém para lidar com o público, se o perfil é mais introspectivo e normativo, esse profissional provavelmente entregará melhores resultados em trabalhos administrativos, atuando no back office.


				
					O desafio de gerenciar equipes
Foto: RDNE Stock project / Pexels / Canva

Confira 3 dicas para gestão de equipe:

  • Procure observar e conhecer as potencialidades e os pontos fracos de cada membro da sua equipe. Funciona como uma engrenagem onde você precisa saber em que lugar colocar cada peça.
  • A melhor maneira de conhecer a sua equipe é está aberto ou aberta para escutar e, principalmente, assessorar e acompanhar o desempenho do trabalho de cada um.
  • Se você não está entendo como gerenciar as competências e habilidades da sua equipe, contrate uma ajuda especializada.

Gestores têm a tendência de querer contratar profissionais à sua imagem e semelhança, mas com isso se perde o potencial da diversidade de perfis para delegação de tarefas distintas.

Foto do autor
AUTOR

Cristiano Saback

AUTOR

Cristiano Saback

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback