Para você, é difícil se adaptar às mudanças no ambiente de trabalho? É até muito natural as pessoas apresentarem resistência ao novo. Tem gente que vai reclamar, outros vão cruzar os braços e alguns vão dificultar as coisas. Adaptar-se a uma nova gestão ou a novos protocolos e processos ou até a um novo time, por exemplo, é uma habilidade que precisa ser exercitada constantemente por profissionais e, por outro lado, as empresas também têm a responsabilidade em treinar seus colaboradores para essa transição.
Mudanças causam apreensão do que está por vir e, nem sempre, as pessoas estão treinadas para ter jogo de cintura e se adaptar a um novo cenário. Quando chega algo diferente, demandando uma nova postura e colocando novas metas, uma boa parte sente a dificuldade em pensar e agir fora da própria caixinha.
Leia também:
Agora pense aqui comigo: quantos de nós tivemos que nos adaptar às novas tecnologias? Ou ao home office durante a pandemia? Nos últimos anos, as empresas, cada vez mais, inserem no cotidiano corporativo novas formas de gerenciarem processos e pessoas. Não faz muito tempo, todo mundo ainda usava máquina de escrever para elaborar documentos. Com o advento do computador, muita gente achou que não conseguiria se adequar à nova ferramenta de trabalho. Perceba o quanto avançamos e nos adaptamos.
A verdade é que a gente se acostuma com aquilo que a gente já conhece e domina em termos de competências e habilidades, então, consciente ou inconscientemente, criamos toda uma dificuldade para pensarmos e agirmos fora da caixa, porque isso vai demandar energia para acessar a nossa criatividade, poder de iniciativa e proatividade. Um aviso: quem tem resistência ao novo acaba sendo colocado em segundo plano dentro de uma empresa. É isso que você planeja para a sua carreira?
Aqui vão 03 dicas importantes para lidar com a resistência à mudança no trabalho:
- 01 - Tenha sempre disposição para o novo e aceitar desafios. Exercite a resiliência!
- 02 – Caso a mudança seja na gestão, procure se familiarizar com as demandas do novo gestor ou líder.
- 03 - Respire fundo e acredite que desenvolver novas habilidades é criar um ativo importante em termos profissionais. Isso ajuda a ter jogo de cintura em situações como essa.
Com a velocidade em que as coisas mudam, cabe a cada um de nós, profissionais, buscar meios de adaptação, assim como as empresas entenderem que seus colaboradores precisam de suporte nesses casos. Não fique esperando algo mudar para testar o seu poder de adaptação. Aprenda e aplique isso no dia a dia profissional e na sua vida pessoal também. Quanto mais a gente se conhece, mais fácil fica se engajar num processo de mudança.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!