Então é Natal, aliás quase! Coração cheio de ansiedade, momento lindo com família e amigos, mas você tá preocupada com o furo na dieta!
Nessa época, surgem os sabotadores externos, aquela tia que faz questão que você coma o pavê que ela faz, os biscoitinhos de tradição de família, aquela receita da vó que você espera o ano todo pra comer, é tanta comida que nem sabe por onde começar!
Leia também:
E aí vem a culpa antecipada, enquanto uns se privam totalmente e programam suas comidas (compram meu e-book rs, fazem receitas adaptadas) - confesso que já fui assim, outros se seguram o jantar todo e depois que acaba e todos vão dormir, atacam as sobras nas travessas. E tem os que chutam o balde e comem tudo mesmo até dizer chega!
Perceba que tudo é comportamento! Sabe aqueles sabotadores externos que citei no início do texto, pra você se identificar? Pois bem, eles não existem! Sua tia não é culpada, nem sua vó, nem o natal, nem nada! E não será esse evento isolado (um jantar) que tem que ser motivo de alarde!
Assuma que você é responsável pelas suas atitudes e a partir daí, tome suas decisões! É tão mais saudável tomar consciência da situação, fazer suas escolhas, aproveitar o momento, se divertir.
Coma o arroz com passas, a farofa com frutas secas se for seu desejo, mas evite encher o prato. Assim como qualquer evento, esse não será diferente! São escolhas!
Vamos a algumas dicas?
- Evite ficar beliscando, faça um lanche saudável na noite de natal, para não ficar morrendo de fome até o jantar e acabar se entupindo de petiscos.
- Comece investindo nas proteínas, peru, chester, tender, bacalhau, qualquer que seja a fonte de carne, isso vai trazer saciedade. Não deixe de colocar uma salada no prato e o espaço restante, coloque algo que tem vontade, um arroz ou uma farofinha.
- Não fique na mesa por muito tempo e evite repetir.
- Que tal evitar pavês e tortas e apostar nas frutas da época?
- Vale a pena finalizar a ceia se sentindo bem e leve.
É tão bom viver esse momento com sua galera, comer aquilo que quer, que gosta, que tá com saudade de saborear! E é melhor ainda fazer isso consciente de que o problema não é o natal atrapalhar sua dieta, o problema é você não lembrar que os outros 364 dias do ano, não tem natal!
Feliz Natal a todos! 🎄 🎅
Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Fernanda Macuco
Fernanda Macuco
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!