Comer rápido, vai impedir sinalizações de hormônios importantes para te dizer a hora de parar de comer!
Um dos principais hormônios e mais conhecidos sinais vindos do tecido adiposo é a LEPTINA. Esse hormônio tem como principal função sinalizar ao cérebro que é hora de parar de se alimentar, a famosa saciedade.
A leptina também é liberada proporcionalmente devido a quantidade de tecido adiposo presente no indivíduo, então um obeso por exemplo, tem uma liberação de leptina muito aumentada. Mas então nesse caso, a pessoa não sentiria fome jamais?
O corpo é sábio demais, assim como acontece com a insulina, quando há excesso de produção desse hormônio, durante muito tempo, nos tornamos resistentes a ela. O mesmo ocorre com a leptina em excesso, desenvolve-se uma resistência à leptina e nosso cérebro não entende os sinais de saciedade, ficamos inflamados, comendo mais e inflamando mais, engordando mais.
Então para que não passemos por isso, temos que cuidar no momento da escolha dos alimentos, comer devagar faz toda diferença. Esteja presente realmente no momento de se alimentar, não coloque muita comida no prato, se for repetir, opte pelos vegetais.
Coma devagar! Descanse os talheres sobre o prato após cada garfada e não os toque até que tenha engolido toda a comida que está mastigando. Só após isso, prepare a próxima garfada. Tente parar um pouco antes de se sentir saciada ou deixe um pouco de comida no prato, caso desconfie que está comendo demais.
Você ganha alguns minutos na refeição e ainda dá o tempo necessário para a leptina fazer seu papel.
A mudança de hábitos é um exercício diário, não busque resultados da noite para o dia. Mantenha constância em tudo que fizer para melhorar sua saúde, os resultados virão! Acredite!
Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Leia também:
Fernanda Macuco
Fernanda Macuco
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!