Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia do Indígena. Sabemos que existe uma diversidade de povos indígenas no Brasil e na Bahia, e que eles são os verdadeiros povos originários dessa terra continental brasileira. Ainda nem começamos a real reparação histórica enquanto sociedade que esses povos tanto merecem, mas é essencial que conheçamos, respeitemos e honremos suas tradições e suas vidas.
Por isso, trago aqui cinco itens, entre pessoas e plataformas de veiculação de produções indígenas baianas e nordestinas que você deveria conhecer para ficar por dentro do que tem acontecido por aqui. Confira abaixo:
Leia também:
1) Olinda Yawar Muniz Wanderley (Pataxó Hã Hã Hãe/BA)
Jornalista, cineasta e produtora audiovisual, tendo como fio condutor as mulheres indígenas cineastas e produtoras de audiovisual.
2) Vanuza Bomfim (Pataxó/BA)
Produtora e diretora indígena. É professora da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Participação com co-diretoria do filme “A Força das Mulheres Pataxó de Barra Velha”.
3) Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas
Festival de Cinema Indígena
5) Narrativas Indígenas do Nordeste
É uma das ações do projeto de pesquisa “Narrativas, memórias e diálogos interculturais: construindo uma rede audiovisual indígena do Nordeste como estratégia de agroecologia e promoção da saúde para o fortalecimento do SasiSUS nos territórios”, do Programa Inova – Encomendas Estratégicas Saúde Indígena da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz. Mais em: https://narrativasindigenas.ensp.fiocruz.br/
Vanessa Aragão
Vanessa Aragão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!