Embora o Brasil não tenha vivido a era medieval como a Europa, o país abriga diversas construções que remetem ao charme e à imponência dos castelos europeus. Segundo levantamento do site Extra, há cerca de 38 castelos espalhados pelo território nacional, muitos deles erguidos por descendentes de imigrantes ou herdados por famílias que buscavam manter vivas as tradições e a arquitetura de seus antepassados.
No Nordeste brasileiro, alguns desses castelos se destacam não apenas pela estética, mas também pelas funções que passaram a exercer com o tempo: hoje, muitos servem como hotéis, bibliotecas, escolas ou pontos turísticos que atraem curiosos e amantes da história e da arquitetura.
Leia também:
Conheça cinco castelos que valem a visita na região Nordeste do Brasil:
1 • Castelo Garcia D’Ávila – Praia do Forte (BA) | @castelogarciadavila

Também conhecido como Casa da Torre, o Castelo Garcia D’Ávila foi a primeira construção civil de grande porte erguida pelos portugueses no Brasil. Situado na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, o monumento começou a ser construído em 1551 e levou mais de 70 anos para ser concluído, em 1624.
As ruínas, que já abrigaram cerca de dez gerações da família Garcia D’Ávila, uma das mais influentes do período colonial, estão abertas à visitação. Além do valor histórico, o local oferece uma experiência única ao visitante, que pode explorar o sítio arqueológico em meio à vegetação nativa e desfrutar de uma vista privilegiada para o mar.
Recentemente restaurado, o Castelo Garcia D’Ávila passou a abrigar um museu moderno e interativo, ampliando a experiência de quem visita o local. Com 1.700 m² de área, o Centro de Visitação reúne recursos tecnológicos e exposições educativas, incluindo uma maquete detalhada da construção original, que ajudam a contextualizar a importância histórica do monumento.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o castelo integra o Parque Histórico e Cultural Garcia D’Ávila, onde também são realizadas atividades culturais. Entre os destaques está o espetáculo de vídeo mapping, que utiliza projeções visuais para narrar, diretamente nas paredes do castelo, os principais capítulos de sua história.
- Endereço: Rua Direto do Castelo, Castelo Garcia D'ávila, s/n, Mata de São João - BA;
- Horário de funcionamento: quarta e quinta-feira, das 10h às 17h (sem videomapping) / sexta, sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h (com videomapping);
- Contato: (71) 3676-1133/ [email protected].
2 • Castelo Pergentino - Sairé/ Bezerros (PE) | @castelopergentino

Localizado no Agreste pernambucano, o Castelo Pergentino é um dos principais pontos turísticos da região, conhecido por sua impressionante reprodução de uma edificação medieval. Situado a aproximadamente 93 km de Recife, o castelo pode ser facilmente avistado à margem da PE 103, no trecho entre Bezerros e Sairé.
Além de ser um atrativo histórico, o Castelo Pergentino é também um dos espaços mais sofisticados para recepções no estado de Pernambuco. O local está aberto à visitação e pode ser alugado para eventos, oferecendo três salões de festas com capacidade para até 500 pessoas. O castelo também abriga uma charmosa capela rústica dedicada a São Francisco, que se torna cenário para cerimônias religiosas.
Em ocasiões como casamentos, o castelo se torna ainda mais especial ao disponibilizar uma torre exclusiva, que funciona como camarim para as noivas, tornando o momento ainda mais memorável.
- Localização: PE-103, Sairé (PE);
- Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h até 16h; fechado aos domingos;
- Contato: (81) 99702-7240.
3 • Castelo do Príncipe - Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA)

Conhecido como Castelo do Príncipe, o Santuário do Bom Jesus da Lapa está localizado no interior da Bahia e é um dos destinos religiosos mais visitados do país. A construção está integrada ao Morro do Bom Jesus, um imponente maciço de calcário com cerca de 90 metros de altura, descoberto em 1961 por Francisco de Mendonça Mar, português que dedicou sua vida à fé cristã.
Mais do que um ponto turístico, o castelo-santuário é considerado um local sagrado por milhares de fiéis. Todos os anos, atrai romeiros de diferentes regiões do Brasil, que visitam o espaço em busca de espiritualidade, promessas e momentos de devoção. Seu conjunto arquitetônico impressiona pela forma como se funde à paisagem rochosa e pela atmosfera de religiosidade que envolve o lugar.
Aberto ao público 24 horas por dia, o santuário possui uma capela construída no interior de uma gruta, onde as paredes e o teto mantêm a formação rochosa natural, criando um ambiente singular de fé e contemplação. Estátuas religiosas distribuídas ao longo do espaço reforçam o caráter devocional do local, que impressiona pela atmosfera mística e pela integração com a natureza.
Outro atrativo é a vista privilegiada para o Rio São Francisco, que pode ser apreciada dos arredores do santuário. Em períodos de maior movimento, como festas religiosas e romarias, as celebrações são realizadas em um altar campal ao ar livre, preparado especialmente para acolher grandes grupos de fiéis.
- Localização: Unnamed Road, Bom Jesus da Lapa - BA;
- Horário de funcionamento: aberto 24h;
- Contato: (77) 99812-0909.
4 • Castelo Zé dos Montes (RN) | @castelozedosmontes.oficial

Construído em 1984 pelo sargento aposentado José Antônio Barreto, ou Zé dos Montes, que dá o nome à sua obra, o Castelo Zé dos Montes é conhecido pela sua arquitetura e pelo fato de ser erguido no local ideal para visitantes acompanharem o pôr do sol. Falecido em 06 de julho de 2020, José Antônio alegou ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguê-la, tendo despendido mais de trinta anos no castelo inspirado na arquitetura mourisca.
A ideia é que o pôr do sol no castelo possa aliar-se ao local com a paisagem tradicional do entardecer no interior potiguar. O objetivo é reunir cultura, história, ecoturismo, turismo de aventura e belezas naturais no projeto. O local acompanha guias especializados, que compartilharam histórias e curiosidades sobre a construção do Castelo e suas características.
- Endereço: Serra da Tapuia, Sítio Novo - RN;
- Horário de funcionamento: sábado, das 9h às 17h e domingo, das 8h às 17h;
- Contato: (84) 987518972.
5 • Castelo Armorial - São José do Belmonte (PE) | @castelo_armorial_pe

Erguido no sertão pernambucano, o Castelo Armorial está localizado no município de São José do Belmonte, a cerca de 474 km do Recife. Com uma estrutura que se eleva por mais de 15 metros de altura, o palácio foi construído ao longo de uma década, entre 2007 e 2017, pelo empresário Clécio Novaes, idealizador do projeto.
Mais do que uma obra arquitetônica, o castelo é um símbolo de exaltação à cultura nordestina e ao legado do Movimento Armorial, criado pelo escritor, poeta e professor Ariano Suassuna (1927–2014). Inspirado na estética armorial, o espaço celebra as raízes populares do Sertão, combinando arte, tradição e identidade cultural em cada detalhe da construção.
A união entre o medieval, barroco, a cultura popular e o erudito são elementos fortes em cada parte do castelo. O palacete possui várias peças regionais feitas com barro, confeccionadas pelos artesãos de Tracunhaém. Também evidencia o artesanato, as indumentárias, a musicalidade, a literatura e a força do povo da região local. O espaço é aberto para visitações.
- Localização: Av. Primo Lopes, 248 - São José do Belmonte, PE;
- Horário de funcionamento: segunda a sábado de 08h até às 18h;
- Contato: (87) 3884-1028.

Vanessa Brunt
Vanessa Brunt
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
