Em 2024, o Brasil registrou a abertura de 4.158.122 pequenos negócios, o maior número da história, segundo dados da Receita Federal. Desse total, 3,09 milhões foram formalizados como microempreendedores individuais (MEI), enquanto 874,1 mil optaram pelo modelo de microempresa (ME) e outras 190,5 mil se classificaram como empresas de pequeno porte (EPP). O crescimento é influenciado por fatores como a necessidade de geração de renda, a busca por maior autonomia profissional e o incentivo a políticas públicas voltadas à formalização de negócios.

Com a digitalização acelerada, mudanças no consumo e novas demandas sociais, muitos brasileiros passaram a considerar o empreendedorismo como alternativa viável e estruturada de atuação. Ao mesmo tempo, aumentam as dúvidas sobre como começar, que modelo de negócio escolher e quais estratégias adotar para manter a sustentabilidade da atividade. Tendo em vista esse panorama, aqui vão cinco empresários que atuam em diferentes setores e que podem servir de referência para quem deseja iniciar um novo negócio. Confira:
Leia também:
1 • Tiago Dalvi | @tiagodalvi

Para quem está iniciando no comércio eletrônico e busca soluções que facilitem a entrada em plataformas digitais, Tiago Dalvi é uma referência relevante. Fundador e CEO da Olist (@olist.oficial), ele lidera uma das principais soluções voltadas à integração de pequenos e médios empreendedores com marketplaces como Mercado Livre (@mercadolivre), Americanas (@americanas), Amazon (@amazonbrasil), entre outros.
A Olist, que tem como proposta principal centralizar a operação multicanal por meio de uma única plataforma, permite que o vendedor cadastre seus produtos enquanto a tecnologia da empresa se encarrega da distribuição, visibilidade e gestão de vendas.
2 • Junior Borneli | @juniorborneli

Junior Borneli é fundador e CEO da StartSe (@startseoficial), plataforma de educação voltada à formação de empreendedores e executivos com foco em inovação, transformação digital e estratégia de negócios. Criada em 2015, a empresa tem presença no Vale do Silício, na China e no Brasil, e atua com programas de educação continuada voltados à realidade de um mercado em constante transformação.
Com trajetória no setor de vendas e experiência na criação de produtos e posicionamento de marca, Borneli estrutura sua atuação com base na vivência prática do ecossistema empreendedor. Seu trabalho à frente da StartSe busca aproximar lideranças brasileiras de modelos de negócio globais, com enfoque na adaptação de estratégias às especificidades locais.
3 • Filipe Salviano | @filipesalviano

Filipe Salviano atua como master franqueado na área de seguro de vida, sendo um dos responsáveis pela captação e desenvolvimento de novos franqueados no país. Agora, o empresário mineiro está impulsionando o setor na Bahia. “Os novos franqueados podem ser desde celetistas até já empresários. Para participar do processo para novos franqueados, o ponto em comum necessário é principalmente a ambição aos reconhecimentos profissionais e financeiros que o modelo de negócio oferece”, exclama o empreendedor.
Com mais de oito anos de experiência e destaques em rankings como um dos empresários mais confiáveis, Salviano leva para outros franqueados a autonomia de operação, com pouca necessidade de estrutura, e um comissionamento que pode chegar a 60%. Além das comissões sobre vendas, o modelo prevê bonificações recorrentes e incentivos de performance para os franqueados com melhores resultados.
Segundo Salviano, a busca por proteção financeira, familiar, de carreira e planejamento patrimonial tem crescido nos últimos anos, impulsionando o mercado de seguros de vida. Como franqueado, com Salviano, é possível obter ganhos proporcionais ao seu esforço. O comissionamento é sustentado pelo modelo de contribuição e compensação. “O foco em seguros de vida individual e empresarial permite que empreendedores atuem como corretores e ofereçam soluções personalizadas de proteção financeira, planejamento patrimonial e sucessório”, explica Filipe.
4 • Flavia Crizanto | @flaviacrizanto

Flavia Crizanto é fundadora da Experta (@experta.br), agência de SEO, Digital PR e marketing de conteúdo. Mestre em Comunicação e Sociedade, ela migrou do jornalismo para o mercado de tecnologia em 2014 e desde então tem se dedicado a impulsionar marcas por meio da construção de autoridade web. À frente da Experta, que cresceu 900% em número de clientes em dois anos, Flavia lidera estratégias que unem visibilidade, posicionamento no Google e inovação com propósito.
A agência, que já atendeu marcas como Wizard (@wizardbrasil.oficial), Rede D’Or (@rededor_oficial) e Lilibee (@lilibee), é reconhecida pelo selo Empresa Amiga da Mulher e por seu modelo de trabalho inclusivo e flexível. Pioneira em Digital PR no Brasil, Flavia também é criadora do Café Digital, projeto que reuniu profissionais da comunicação para discutir tendências no marketing.
5 • Mariana Lima | @marianalimaconsultoria

Mariana Lima é consultora empresarial desde 2007, com mais de 20.000 horas de atuação em marketing e planejamento estratégico. Já participou da organização de Rodadas de Negócios e Festivais Gastronômicos, atendendo empresas de diferentes portes e segmentos. Publicitária com especialização em pesquisa de mercado e mídias digitais, Mariana desenvolve metodologias personalizadas para aumentar o faturamento, fortalecer a reputação e ampliar a presença de seus clientes no mercado.
Sua proposta é mostrar que planejar pode ser simples, ajudando empresas a definir metas possíveis, melhorar a comunicação com o público e conquistar resultados consistentes por meio de uma gestão estratégica.
Em um cenário de crescimento recorde no número de pequenos negócios, contar com referências sólidas e experiências reais pode fazer toda a diferença na trajetória empreendedora. Os cinco nomes apresentados atuam em áreas estratégicas como e-commerce, educação, franquias, marketing digital e consultoria, oferecendo soluções práticas e acessíveis para quem deseja começar ou escalar um negócio.
Suas histórias comprovam que, com planejamento, conhecimento e visão de mercado, é possível transformar ideias em empreendimentos sustentáveis e de alto im