A Bahia é um lugar quase mágico, que mistura cultura, música e história em um verdadeiro caldeirão de inspirações para diversas formas de arte. Em uma realidade onde 93% dos brasileiros têm o hábito de assistir a séries, segundo pesquisa realizada pelo Canal Universal em parceria com a Globo, é indispensável explorar as obras que dialogam com essa essência baiana.
Desde enredos que se desenrolam em cenários como a Lagoa do Abaeté até animações com base no Centro Histórico de Salvador, confira cinco produções não óbvias que nos convidam a mergulhar em especificidades da riqueza cultural do nosso estado:
Leia também:
1. Sonhadores | Prime Vídeo
Sonhadores é uma minissérie de oito episódios totalmente filmada em Salvador que conta a história de Rafa, um menino de 14 anos que está enfrentando a separação dos pais e as mudanças em meio às descobertas da adolescência. A trilha sonora escolhida reflete a estética e o movimento cultural de uma Salvador underground e alternativa através de Raul Seixas, Pepeu Gomes e Novos Baianos.
Essa é uma obra que fala sobre a sensibilidade de um adolescente em seu rito de passagem à vida adulta e os inúmeros desafios enfrentados neste momento, tais como o bullying homofóbico, a descoberta da sexualidade e das drogas em meio à Capital Baiana.
Produzida pela Obá Cacauê (@obacacaue) e escrita e dirigida por Julia Ferreira (@julia.ferreira.oficial) é possível encontrar a série para assistir no Prime Video.
2. Pedro e a Pedra Secreta | Prime Vídeo
Pedro é um garoto negro do Centro Histórico de Salvador que, ao encontrar uma pedra mágica, passa a se aventurar por lugares desconhecidos em busca de desvendar os mistérios sobre o desaparecimento de seu pai. Essa é a premissa básica da série de animação 3D “Pedro e a Pedra Secreta”, que tem direção de Anderson Soares Caldas (@andersonsoarescaldas) e Léo Silva e é uma produção da Mantra Filmes (@mantrafilmes)
A história gira em torno de um aspirante a músico que procura por seu pai desaparecido nas ruas e vielas de Salvador, e é a primeira produção baiana animada que ficou disponível através do catálogo do Prime Video. A trama combina aventura, magia e suspense ambientados na Capital Baiana. A primeira temporada tem seis episódios de 22 minutos cada.
3. The Changeling - Sombras de Nova York | Apple TV
A série, apesar de ter o nome de uma cidade americana, nos surpreende com um enredo bastante relacionado à Bahia. A trama, que flerta com o terror e possui um ritmo de suspense e mistério, conta como uma viagem à Salvador amaldiçoou a protagonista Emma e a sua família.
Nesta ficção, a Lagoa do Abaeté é uma região mística que possui uma bruxa local. Em uma ocasião, ela amarra uma fitinha do Senhor do Bonfim no pulso da personagem principal, advertindo-a para que não corte a fita até que os três desejos solicitados tenham se realizado. Já em New York, Emma conta a história para o marido e ambos riem, cortando a fita. É a partir desse momento que a série ganha uma conotação de horror.
Apesar de as cenas referentes à capital baiana terem sido gravadas, na verdade, na Colômbia, a trama faz referência a elementos comuns da capital baiana. Com oito episódios, a ela é uma adaptação de um livro best-seller e está presente na Apple TV.
4. Pequeno Gigante | Prime Vídeo
A série Pequeno Gigante possui uma trama política que se desenvolve em 13 episódios. Com elenco e produção baianos, a história conta a trajetória de Davi, um jovem de comunidade quilombola da Ilha de Itaparica.
O personagem principal luta contra a especulação imobiliária, tenta impedir a desapropriação da sua comunidade e se lança no cenário político. A obra também faz uma clara analogia à cidade alta e à cidade baixa.
Gravada em Salvador e Lauro de Freitas, a série se inspira em homens e mulheres baianos e traz à tona temas sensíveis, por meio da arte, trazendo à tona a complexidade das políticas públicas. Ela está disponível no Prime Vídeo.
5. Santo | Netflix
Santo, disponível na Netflix, mistura ação com suspense e flerta com o terror. A trama gira em torno de Santo, um traficante de drogas brasileiro que se desloca para Madri.
Com grandes nomes da teledramaturgia como Bruno Gagliasso e Raúl Arévalo, a série brinca com a dor e sofrimento dos personagens com uma linguagem tensa e cheia de reviravoltas.
A narrativa é entrecortada entre Madri e Salvador, e mostra pontos da cidade baiana em cenas cinematográficas das paisagens locais.
Vanessa Brunt
Vanessa Brunt
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!