Hoje é mais um dia importante para o artista plástico Alberto Pitta, que faz a primeira exposição solo na Galeria Nara Roesler, no Rio de Janeiro. "Outros Carnavais", diz o artista, é um apanhado histórico da produção dele, ao longo dos últimos 40 anos. A mostra reúne símbolos e signos da diáspora africana no Brasil.
Alberto Pitta é um homem do Carnaval, que durante muitos anos foi diretor do Olodum e criou fantasias para o bloco. Há 26 anos criou o Cortejo Afro, o bloco elegantemente sofisticado. Pitta é também autor do livro "Histórias Contadas em Tecidos. O Carnaval Negro Baiano" e se prepara para lançar um segundo volume das histórias de blocos afro e afoxés. Essa exposição é mais uma conquista do artista.
Leia também:
SAMBA DURO AO VIOLÃO PELO SEGUNDO ANO
Para festejar o São João vale tudo ou quase tudo, mas cuidado com os fogos! Brincadeiras à parte, o compositor Marinho Sant’Anna vai realizar, sábado que vem, o “Luz no São João II”. O evento de samba duro vai acontecer no Studio Comunitário de Marinho, no Engenho Velho de Brotas, refúgio do Samba Junino. É bom lembrar que o samba junino é uma manifestação cultural soteropolitana, nascida aqui, em Salvador.
CLAUDYA COSTTA FAZ TURNÊ NA FRANÇA
Já é verão na Europa e quando a estação chega, a cantora Cláudia Costta se manda para a França. Há cinco anos tem sido assim, Cláudia cumpre uma agenda na Casa de Espetáculos Pam Pam, em Nice, sul da França. A cantora será também a atração principal do Festival Cultural Brasilien em homenagem a Yemanjá, de 5 a 7 de julho, tendo à frente desse evento a baiana Solange Barreto.
EUROPA VAI CONHECER O AFROROCK DE VEKO
O performático Veko Araújo foi convidado pelo Batalá para uma turnê na Europa. Veko é aquele artista que se destaca nos ensaios, festas e Carnaval do Bloco Cortejo Afro empunhando um Alá de Oxalá, em outras palavras um sombreiro de cor branca, símbolo de liturgia das religiões de matriz africana.
Há 19 anos, o artista encanta o público com sua performance. Veko se diz apaixonado por rock e misturou o ritmo com a batida afro. Deu certo. Quando dança parece hipnotizar as pessoas. Tudo é muito espontâneo e com riqueza de detalhes. Veko parece um ritual.
O ex-integrante da Banda BN de Rock Navegantes, daqui de Salvador, agora vai passar um pouco do seu conhecimento para os europeus. Veko vai fazer apresentações em Londres, Hungria e Viena. É a cultura da Bahia além das fronteiras. Tchau, bom São João e cuidado: se beber não dirija. Se for soltar fogos, faça com cuidado e toda atenção com as crianças e os pets.
Wanda Chase
Wanda Chase
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!