icone de busca
iBahia Portal de notícias
POP BAHIA

Mais uma leva de lançamentos da Pop Bahia para renovar sua playlist; confira

Nomes como Mariá Dourado, Lívia Mattos, Maglore, Russo Passapusso e Antonio Carlos & Jocafi, Ivana Gaya, Rachel Reis e XAUIM feat Hosanna estão na lista

foto autor

Marcelo Argôlo

14/09/2022 às 18:00 • Atualizada em 14/09/2022 às 21:53 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Mais uma leva de lançamentos da Pop Bahia para renovar sua playlist; confira
Desta vez, os destaques são Mariá Dourado, Lívia Mattos, Maglore, Russo Passapusso e Antonio Carlos & Jocafi, Ivana Gaya, Rachel Reis e XAUIM feat Hosanna (Fotos: Cartaxo | Azevedo Lobo | Tiago Lima)

Bora renovar a playlist com lançamentos do Pop da Bahia? Nomes como Mariá Dourado, Lívia Mattos, Maglore, Russo Passapusso e Antonio Carlos & Jocafi, Ivana Gaya, Rachel Reis e XAUIM feat Hosanna estão na lista. Se liga aí nas dicas que eu reuní para você.

  • Russo Passapusso e Antonio Carlos & Jocafi

Anunciada e aguardada há alguns anos, a reunião de Russo Passapusso, do BaianaSystem, e a dupla veterana Antonio Carlos & Jocafi finalmente começou a vir a público. E ainda trouxe feat com Gilberto Gil. “Mirê Mirê” é o primeiro single do álbum “Alto da Maravilha”, que sai com patrocínio do programa Natura Musical. A faixa é um misto de ijexá e samba de roda, além de um toque eletrônico de beats e synths. Bem a cara do que a colunista aqui adora! Agora as expectativas para o álbum aguardadíssimo estão lá em cima.

Leia também:

  • Lívia Mattos

A imagem de Lívia Mattos com a sua sanfona ainda não tinha rolado por aqui, mas a trajetória da artista vem de longe. Recentemente ela lançou Apnéia, seu segundo álbum. O disco conta com 13 músicas compostas pela cantora, sendo três pequenas vinhetas relacionadas às composições e a temática da falta de ar, num sentido amplo.

Repleto de participações especiais, o álbum conta com Ná Ozzetti, Armandinho Macedo, Carlos Malta, Ceumar, Marcos Suzano e Alessandra Leão - além das colaborações internacionais de Mu Mbana, da Guiné Bissau; de Irene Atienza, Espanha; e de Yasmine El Baramawy, Egito. O destaque do trabalho é mesmo a canção título, que inclui a sanfona no Universo Percussivo Baiana, alá Rumpilezz e chegou junto com videoclipe dirigido por Luiz Corrêa.

  • Maglore

Trazendo uma sonoridade mais diversa, o grupo Maglore lança seu quinto álbum de estúdio intitulado "V". O disco, que foi gravado no estúdio Ilha do Corvo, em Belo Horizonte, traz uma estética mais “clássica” para o trabalho, deixando um pouco de lado os variados efeitos de guitarra do seu antecessor, “Todas As Bandeiras” (2017), e traz arranjos de cordas e metais - amplamente explorados na faixa de abertura, “A Vida É Uma Aventura”.

Com a produção musical assinada por Leonardo Marques e Maglore, "V" traz à tona canções com forte discurso social, como também contempla uma das principais características do grupo que é falar sobre o amor e suas mais variadas formas. As composições são de Teago Oliveira e Lucas Gonçalves.

  • Mariá Dourado

A voz doce que canta poeticamente, combinada a texturas sonoras de polifonias vocais que tem origem em cantos de etnias africanas, indígenas e ciganas, compõem o primeiro EP autoral da cantora, compositora, professora e pesquisadora musical, Mariá Dourado. São cinco músicas com direção musical e arranjos que foram produzidos pelo maestro Letieres Leite, em 2021. O maestro também é coautor da faixa “Trançado no céu", que dá nome ao EP. Sempre bom lembrar e ouvir o maestro que dança!

  • Rachel Reis

Rachel Reis aposta no suíngue do groove arrastado em “Pelo”, segundo single do álbum de estreia da cantora e compositora. Produzida por Cuper e Zamba, mesmos produtores de “Maresia” e do EP “Encosta”, a faixa coloca ainda mais expectativa para o aguardado álbum estreia da artista previsto para este mês de setembro e que se chamará “Meu esquema”. “Essa música dá mais uma nuance do que está por vir. Ela tem minha assinatura e acredito que as pessoas que vêm curtindo meu som vão abraçá-la de uma forma muito especial”, prevê Rachel Reis.

  • Ivana Gaya

Uma música que vem para encorajar e dizer “eu sei como é difícil ser mulher nessa sociedade, mas precisamos seguir juntas quebrando barreiras”, é assim que a multiartista Ivana Gaya define seu mais novo single autoral “Siga Irmã”. A música pop traz influências dos ritmos da música regional nordestina, aliando o caráter percussivo tradicional dos tambores a beats eletrônicos, synths de baixo e elementos psicodélicos que marcam as obras da cantora e compositora.

Xauim feat Hosanna

A Tarde Inteira é o novo single de Xauim, que dessa vez vem acompanhado no feat com a cantora Hosanna. Dessa vez, XAUIM chega com um love song, em uma canção leve e suave que combina com um pôr do sol à beira-mar, que passeia também por outros lugares. “Em A Tarde Inteira mora a utopia de colocar junto coisas que costumam ser apresentadas em categorias distintas.

É uma canção de amor e é em volta dele que tudo se movimenta, mas há também acento político, reverência ao ancestral e a exaltação do tempo e do ritmo, que é um dos pontos recorrentes no meu trabalho”, explica. O clipe, dirigido pelo próprio cantor e com a fotografia de Wendel Assis, foi filmado na Cidade Baixa e grande parte das cenas foram gravadas na Avenida Beira Mar. “Eu sou bem bairrista e esse clipe é também uma exaltação do meu lugar. Poder mostrar o Bonfim e a Ribeira é realmente um prazer especial”, confessa o artista.


				
					Mais uma leva de lançamentos da Pop Bahia para renovar sua playlist; confira

Leia mais sobre Pop Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Marcelo Argôlo

AUTOR

Marcelo Argôlo

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Pop Bahia