Mais uma lista de novidades do Pop baiana para quem curte ouvir sons novos e manter a playlist sempre atualizada. Pela segunda vez, a coluna Pop Bahia reúne uma lista de lançamentos que rolaram nos últimos meses e que merecem espaço na sua
playlist. Tem novo posicionamento de artista veterano, feat entre cantoras de gerações diferentes e encontro de cenas. Confira a lista que eu preparei:
Leia também:
Rachel Reis
Nome forte da nova geração da Bahia, a cantora e compositora de Feira de Santana Rachel Reis lançou em meados de julho o single Lovezinho, que veio acompanhado de videoclipe. A música antecipa o primeiro álbum da artista, previsto para setembro, e retoma a parceria dela com o produtor pernambucano Barro, que também foi o responsável pelos dois primeiros singles dela: Ventilador e Sossego. No novo lançamento, Rachel aposta em um samba-reggae misturado com elementos eletrônicos, mas mantém a proposta suave, porém dançante.
Josyara
“Quem sustentará o meu sofrimento?”. “Quem está lado a lado de quem?”. Essas são algumas das provocações que Josyara joga para a gente em ladoAlado, novo single da cantora e compositora de Juazeiro radicada em São Paulo. A música também antecipa o seu novo álbum, terceiro da carreira, e traz um feat com Margareth Menezes. O encontro de gerações traz a marca forte do canto e do violão de Josyara para dialogar com a linguagem percussiva de Margareth, além de propor uma reflexão sobre a relação que estamos construindo entre o indivíduo e a coletividade.
Tatau
Veterano da música baiana, o cantor e compositor Tatau lançou no final de julho o single “Brincante”, que também chegou com clipe e traz um feat com o cantor Péricles. O lançamento é uma aposta do artista para ocupar um espaço no segmento do samba romântico, uma vertente que sempre esteve presente nas suas composições. Apesar de ter feito fama nacionalmente à frente da banda Araketu, Tatau fez parte do movimento do samba junino no tororó, bairro de Salvador onde cresceu, e já teve composições suas gravadas por alguns dos principais nomes do samba/pagode romântico, como Sorriso Maroto e Karametade.
Ju Moraes
A mistura de samba com linguagem pop e beats eletrônicos é a marca de Ai Vou Dizer, novo clipe da cantora e compositora Ju Moraes. A música faz parte do álbum Outra Onda, lançado no início de julho e que marca uma transição da artista da linguagem mais tradicional do samba para uma sonoridade mais pop tropical. O trabalhado também traz a faixa Topa Ficar, que explora a vertente do pop leve, e uma releitura de Gatas Extraordinárias, de Caetano Veloso.
Bel4triz
Mulher preta, mãe, nordestina e periférica. É assim que a cantora e compositora Bel4triz se apresenta no seu EP E$TÉTICA. O trabalho traz quatro faixas, com destaque para Abram Alas, que ganhou videoclipe dirigido por Rezzende, e reflete sobre a beleza negra. A artista parte de uma perspectiva de empoderamento e afirma: “Somos rainhas e reis”, em referência às tentativas de enquadramento dos corpos negro no lugar de subalternos. O EP conta com as parcerias musicais de JayA Luuck, Duquesa e 7Marys, que colaboram em duas das quatro faixas, além da produção musical de Alef Donk, parceiro da artista também em outros projetos.
Diego Fox
Conhecido na cena soteropolitana pelo trabalho com a banda Suinga, o cantor e compositor Diego Fox se juntou a Faustino Beats, produtor reconhecido pelo seu trabalho com o pagotrap, para realizar o EP Um Barco no Deserto. O trabalho traz 6 faixas e é resultado das reflexões do artista durante a pandemia. A ideia é convidar o ouvinte para acolher ansiedades, temores, angústias, tensões, medos e saudades, algumas sensações que ficaram latentes no período de isolamento. As letras reflexivas de Fox se encontram com os beats eletrônicos de Faustino e promovem uma sonoridade bastante contemporânea, que flerta hora com a MPB, hora com o pop eletrônico.
Leia mais sobre Pop Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Marcelo Argôlo
Marcelo Argôlo
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!