icone de busca
iBahia Portal de notícias
Tabus, Tretas e Troças

Botafogo quer um novo final e Palmeiras a reprise do ano passado

Torcedores do Botafogo sabem que, quando se trata do Fogão, um raio pode cair duas vezes no mesmo local e título escapar como em 2023

foto autor

Silvio Tudela

07/10/2024 às 9:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

No ano passado, a esta altura do campeonato, após a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo era o líder isolado, navegava em mares tranquilos e era o favorito para levantar o troféu de campeão. O Alvinegro Carioca tinha 59 pontos e era seguido por Bragantino (52), Palmeiras (50), Flamengo (50), Athletico (48) e Grêmio (47). Na ocasião, por causa de um adiamento entre Fortaleza x Botafogo, ambas as equipes seguiam com 28 jogos disputados.


				
					Botafogo quer um novo final e Palmeiras a reprise do ano passado
Torcedores do Botafogo sabem que, quando se trata do Fogão, um raio pode cair duas vezes no mesmo local e título escapar como em 2023. Foto: Arthur Barreto/ BFR

Até mesmo os torcedores mais pessimistas do Glorioso, que chegou a ficar 14 pontos à frente do segundo colocado num determinado momento, não imaginavam a hecatombe pela qual o clube ainda passaria. No mesmo estilo do slogan do Titanic – nem Deus afunda este navio -, o Botafogo só perderia o título se houvesse a combinação de dois fatores quase impossíveis naquele momento: que ele perdesse praticamente todos os jogos e os seus principais adversários vencessem quase todas as suas partidas.

Leia também:

Pois das coisas inacreditáveis que só ocorrem com o Botafogo, essa tempestade perfeita aconteceu e o time nem chegou a se classificar diretamente para a primeira fase da Libertadores da América. O campeonato terminou com o Palmeiras em primeiro, seguido de Grêmio (vice), Atlético Mineiro e Flamengo nas primeiras posições. O então favorito Botafogo despencou para o quinto lugar e o seu perseguidor Bragantino chegou em sexto.


				
					Botafogo quer um novo final e Palmeiras a reprise do ano passado
Torcedores do Botafogo sabem que, quando se trata do Fogão, um raio pode cair duas vezes no mesmo local e título escapar como em 2023. Foto: Vinicius Nunes/Agência F8/Gazeta Press

Botafogo quer um novo final, mas parece seguir o mesmo roteiro

E em 2024, o Botafogo parece seguir o mesmo roteiro, pois lidera o torneio desde a 16ª rodada, com uma breve passagem de bastão para Flamengo (na 20ª) e Fortaleza (na 24ª), e vem sendo novamente ameaçado pelo Palmeiras na caça ao troféu. A depender dos resultados desse último final de semana, a liderança pode já ter mudado de mãos, o que aumenta ainda mais o drama dos botafoguenses.

Os torcedores do clube da General Severiano, desconfiados como sempre, sabem que, quando se trata do Fogão, um raio pode cair duas vezes no mesmo local. Para isso, basta lembrar que, no ano passado, em duelo direto pelo título brasileiro na 30ª rodada, o Botafogo abriu 3 a 0 na etapa inicial, mas levou a virada do Palmeiras no segundo tempo, em um jogo eletrizante que terminou em 4 a 3, em pleno Estádio Nilton Santos.


				
					Botafogo quer um novo final e Palmeiras a reprise do ano passado
Torcedores do Botafogo sabem que, quando se trata do Fogão, um raio pode cair duas vezes no mesmo local e título escapar como em 2023. Foto: Caio Rocha/ISHOOT

Na época, a vantagem dos Alvinegros, com um jogo a menos, para os Alviverdes caiu para três pontos. O Botafogo, que mantinha a liderança isolada com folga desde a terceira rodada, entregou-a finalmente para o Palmeiras na 34ª rodada e viu o sonho do título brasileiro se desfarelar.

Verdade ou não, os palmeirenses torcem para o replay desta história e o Fortaleza parece ser ainda o único time com fôlego para entrar nessa briga entre os dois e vencer o campeonato. Apesar da distância dos três primeiros na tabela, Flamengo, São Paulo e Bahia estão à espreita e torcem por tropeços e vacilos dos atuais favoritos para beliscar a taça.

Caso o embate entre Botafogo e Palmeiras persista, o tira-teima entre eles está marcado para a 36ª rodada, em território alviverde, em 1º de dezembro. A conferir.

Imagem ilustrativa da coluna TABUS, TRETAS E TROÇAS COM SÍLVIO TUDELA
AUTOR

Silvio Tudela

AUTOR

Silvio Tudela

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela